SISTEMA IMUNOLÓGICO - excesso ou falta de defesa?



Autor Patricia Vignoli
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 6/28/2005 4:32:22 PM
Nos últimos dias tenho ouvido muitas conversas a respeito do sistema imunológico; pessoas em busca de homeopatas, terapeutas, vitaminas e afins para fortalecer o sistema, se queixando de viroses, gripes, tosses intermináveis. Estamos vivendo uma variação climática em todo o globo terrestre e isto acaba acarretando variações também no nosso sitema. Mas além disso estamos vivendo um momento de medo e insegurança, de solidão. O medo paralisa e a insegurança também, fazendo com que o nosso organismo entre em desequilíbrio e grite por socorro!
Li uma reportagem na revista "Planeta" onde era relatada uma pesquisa feita com camundongos. Os animais foram condicionados a rejeitar água com açúcar tomando uma substância - ciclofosfamida - que provocava enjôos. Após uma sessão os camundongos passaram a rejeitar a mistura de água com açúcar associando à mistura anterior onde havia a substância que causava os enjôos. Após um tempo, os animais voltaram a tomar água com açucar, mas muitos ficaram doentes e alguns chegaram a morrer. Assim, o psicólogo Ader e o imunologista Cohen, chegaram à seguinte conclusão: "o sistema imunológico se debilitara ao longo do período em que aquela dose provocara aversão à água com açúcar, como consequência da reação psicológica da substância". OS CAMUNDONGOS APRENDERAM A RELACIONAR A MISTURA AO ENJÔO E CADA VEZ QUE BEBIAM O LÍQUIDO, O ESTADO PSICOLÓGICO ASSOCIADO À REJEIÇÃO VINHA À TONA, ENFRAQUECENDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO.
Não é assim que fazemos na vida? Uma pessoa tem um relacionamento amoroso traumático; cada vez que aparece a oportunidade de viver um amor, ela o associa ao caso anterior e se defende. A desconfiança, não é uma defesa que nos afasta? Vivemos constantemente em busca do outro sem perceber que estamos o tempo todo nos defendendo da intimidade e da exposição.
Mais do que o sistema imunológico, que é uma sirene do nosso organismo, está a mente que nos condiciona às defesas excessivas nos excluindo dos riscos da vida real, do embate, do perigo. Ora, se acreditamos na transmutação da energia, devemos apostar no bem e correr o risco, alimentar o nosso mental na autoconfiança e no outro também! Vamos deixar a água com a substância nauseante no passado que é onde ela pertence, e provar de outras águas purificantes acreditando no poder da liberdade e do amor. É neste caminho que existe a força e o equilíbrio físico e espiritual.
Assisti uma reportagem feita com pessoas que têm mais de 100 anos e elas tinham algumas semelhanças: elas amam, são amadas, têm relacionamentos sociais, capacidade de desabafar, e a maior qualidade de todas... resiliência (recusar, voltar atrás). Com a resiliência estamos sempre enfrentando tudo, na recusa de ser infeliz, de ser doente. E nessa busca opte pelo que te faz bem: meditação, massagem, visualização criativa, reiki; acredite na energia e no seu mérito em recebe-la.
"A VONTADE FÉRREA DE UM CORAÇÃO FORTE É CAPAZ DE TODAS AS PROVAS"
Tupper
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 29




Trabalha com desenvolvimento pessoal holístico e oferece diversas formações como terapeuta floral, cristalogia e arteterapia. Autodidata da psicologia junguiana, participou de grupos de estudos e a partir de então uniu seus conhecimentos e desenvolveu seu próprio método focada nos conceitos, estudos e processos dos arquétipos E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |