Só por hoje!



Autor Cássia Marina Moreira
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/5/2010 10:38:22 AM
Nestes anos todos de profissão, pude trabalhar com inúmeros diagnósticos, e por vários anos atendi pessoas que também freqüentavam um dos grupos do "A.A" - Alcoólicos Anônimos.
Sempre que os acompanhei na difícil trajetória, me lembravam que a primeiríssima regra para eles era e ainda é, que só por hoje - ou só por vinte e quatro horas - ou ainda só hoje permanecerei sóbrio.
Foi mais ou menos com este ‘tipo mantra que comecei brigar com o vício do cigarro, já há alguns anos atrás. E no inicio desta guerra nem brincando me propus a pensar "só por hoje". Por estar bem consciente do problema meu mantra era mais próximo, só por dez minutos não fumarei.
Foi indo de dez em dez minutos, que percebi que não sentia mais falta do cigarro nem mesmo depois do café da manhã, após o almoço ou em outra hora qualquer.
É pensando nisto é que hoje resolvi escrever algo para os que pensam que não conseguem estabelecer metas ou para os que não se sentem capazes cumpri-las.
Não pensei tão somente em vícios como o do cigarro, mas especialmente no hábito de não se sentir feliz, com o vício de sempre estar mais próximo da felicidade alheia ao invés de construir ao menos por dez minutos, o seu estado de felicidade.
O exercício que proponho é simples; de só por dez insignificantes minutos dentre todas as outras 23 horas e cinqüenta minutos do dia, encontrar algo que possa lhe trazer prazer, positividade, alegria, bem estar. Não importa escolha alguma destas propostas ou encontre a sua.
Se no inicio pensar que dez minutos - é muito e tiver duvidas, deixe por menos - isto será um treino, que poderá ter por base a flexibilidade nas propostas. Talvez descubra que a dureza com que vem estabelecendo regras é que dificulte a sua realização.
Todos podem expandir este treinamento para várias outras áreas; não vou dizer que não custa tentar - penso que custa - sim! Pois irá significar a reeducação de algum aspecto de nós mesmos; e isto é claro quer dizer deixar para trás tudo que está incorporado já por muito tempo.
Ninguém diz que gosta de rotina, falamos dela como algo perverso em alguns setores da vida diária, temos muitos ditos populares para exemplificar isto, quer ver? - Carne de vaca! Arroz e feijão! E outros mais picantes; mas no fundo vamos todos nos atrelando cada dia a uma nova rotina. É mais cômodo!
E a comodidade pode ser a derrota de muitos campões!
Deixe de lado todas as criticas e disque-disque que estão rondando a sua cabeça, sobre flexibilidade e rotina; pense em algo que você já tem e lhe faz feliz hoje, pode até ser só por hoje! Mas que está aqui e agora!
Estranhamente poderá descobrir que ser feliz é ter um grau de gratidão por um fato que não tem tanta importância no dia a dia; coisas que passam despercebidas.
A gratidão precede a felicidade, e esta chega até nós minutos ou segundos depois que reconhecemos algo em nós, que na maioria das vezes por si só já um bom motivo para estar de bem com a vida.
Praticamos pouco ou nada de gratidão, andamos meio cegos por aí, brincando de dar trombada no pessimismo e na falta de sorte, porque não conseguimos olhar para o todo que existe.
Pode ser a percepção de que ver uma flor ou que ouvir o canto dos pássaros seja por si só coisas bem legais que estão no mundo ao nosso dispor, o que irá me ajudar a mudar o foco, pelo menos por hoje, mesmo que seja que seja só por hoje...
Só por hoje vou... Olhar ao redor ou pela janela de outra forma com outro olhar, com o olhar de quem tem vontade de ser feliz consigo mesmo e em sua própria vida!









Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |