Sobre complicadezas e sutilezas
Atualizado dia 1/3/2018 8:30:12 PM em Autoconhecimentopor ANA PAULA DE JESUS
Enquanto estamos apegados, existem forças que nos mantém ligados àquilo que supomos de nossa propriedade, como a verdade, por exemplo. Mas, basta uma ação inesperada da vida para nos colocar em nosso devido lugar de (in)significância.
Apegar-se a qualquer realidade efêmera é supor construir uma casa sólida, porém, de fato nada mais é do que um belo castelo de areia: ao contato com a mais fina chuva ou leve vento se desmancha de maneira a não existir nada além de sombras de escombros.
Efêmero é tudo, somos nós. Nada, por melhor ou pior que seja, dura para sempre. A dor é passageira e a alegria temporária. O tempo nada diz das coisas, uma vez que é inexistente em todo o espaço.
Apenas para fins didáticos e humanos, medimos o que não se pode controlar e amamos aquilo que não podemos ter. A bem da verdade, nada temos de nosso, senão a nossa própria alma.
As paixões são passageiras, enquanto o amor perene. Mas, quantos são aqueles que conhecem o verdadeiro sentido do amor? Aquele desapegado, sem ciúmes, sentimento de posse ou que aceita um não como resposta?
Quanto mais apegados, mais difícil será a compreensão das energias sutis do espírito e dos movimentos da alma.
Até que exista uma evolução, as trevas caminharão ao lado da luz, sem que possa ser percebida e sem modificação da realidade. O primeiro caminho para ver o que está disponível somente em níveis sutis de visão é querer vê-los.
A luz precisa solicitação para ser revelada. Mas, quantos de nós requeremos a sua presença?
Nada irá mudar até que possamos enxergar. A existência das coisas não é negada, somente não revelada.
O sutil aos olhos e visível ao coração (a alma), está acessível a todos aqueles que procuram a verdade. Qual verdade? Aquela que mora dentro de cada um, mas conhecida por poucos.
O tesouro foi enterrado num local tão profundo e óbvio, que poucos chegam a procurar lá. Dentro de cada um.
Avaliação: 5 | Votos: 1
Escritora e Poeta, Advogada, Psicóloga, Mediadora e A.T. (acompanhante terapêutica). E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |