Sofrimento e Complexidade
Atualizado dia 5/10/2018 11:59:20 AM em Autoconhecimentopor André Conceição Costa
A palavra grega Pathos significa exatamente isso: ser afetado, ser ultrapassado. Adoecer emocionalmente significa ser ultrapassado por paixões e desejos. O desejo é a origem do sofrimento e da felicidade, quando uma vida é determinada somente pelo desejo, é passível de encontrar o grande vazio existencial, aquele “buraco negro” do inconsciente, o lugar onde o “fundo” não há. Não há raiz, não há fundamento, mas um eterno vazio que não preenche, apenas o esvaziamento se estabelece. Podemos também conhecer o “eterno gozo”, o gozo dos deuses, gozo que entorpece os sentidos, o lugar do nunca peterpeniano (referência à Peter Pan de J. M. Barrie): nunca adoecer, nunca sofrer, nunca mudar, nunca sentir.
Cada sofrimento possui uma história e cada história determina e reinaugura outras histórias. Cada história possibilita revisitarmos nossas angústias e estabelecer com elas uma nova dança, uma dança que exige novos compassos e passos, cada angústia dança em saltos e rodopios, é preciso passar para a outra margem, revirar o corpo que estrutura a nossa jornada, virar o olhar para o outro lugar e seguir os compassos da música que está sendo tocada no fundo de cada inconsciente.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 104
Conteúdo desenvolvido por: André Conceição Costa Psicólogo André C Costa - Psicoterapia psicanalítica e junguiana. Site pessoal: http://www.psicologoandreccosta.com/ E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |