SOLIDÃO AS VEZES DÓI



Autor Tania Paupitz
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/23/2008 10:42:54 PM
Segundo alguns especialistas no assunto, a solidão é o estado de quem se encontra ou se sente desacompanhando ou só. É formada pela inadequação do ser humano dentro de um contexto social. Ela é vista como estar sem o outro, o que é diferente de estar consigo mesmo.
“Uma vez ouvi de alguém, um comentário que sob meu ponto de vista, define bem esse estado de alma: A solidão é o distanciamento que estamos de nós mesmos”.
A partir daquele dia, essa frase tocou fundo dentro de mim e alguma coisa se modificou, surgindo uma nova forma de compreensão, até então não pensada, muito menos questionada. Eu que era uma pessoa bastante “dependente emocionalmente” das pessoas, principalmente companheiros ,percebi de repente o mundo literalmente desmoronar sobre mim mesma. Estava só, completamente só. A sensação, era algo como a canção registrada na canção da cantora Adriana Calcanhoto: “Eu não existo longe de você e a solidão é o meu pior castigo, eu conto as horas pra poder te ver, mas o relógio ta de mal comigo”...
Para a Psicóloga Lucia Rocha, o medo da solidão pode ter vários motivos e entre eles: a baixa auto estima, por exemplo, impedindo que a pessoa tenha prazer na própria companhia. Na verdade, ela não consegue estar bem e se divertir a menos que tenha alguém junto com ela.
Recém saída de um relacionamento de 13 anos deparei-me com um novo cenário: um mundo que se descortinava diante dos meus olhos, cheio de novas possibilidades e expectativas. O desconhecido sempre nos assusta e eu não fui uma exceção. Partindo em busca dos meus grandes sonhos, cheia de planos e a cabeça recheada de ilusões, eis que me deparo, com um mundo completamente diferente do idealizado e porque não dizer, romantizado: habitado por pessoas frias, distantes, individualistas, interesseiras, tão mal amadas quanto eu, e exatamente na mesma situação, ou seja, dentro do mesmo processo em que me encontrava – a incenssante busca por mim mesma, o meu resgate pessoal, como pessoa única e especial.
Perceba como a natureza é sábia e, nos coloca frente a frente com pessoas e situações afins, que acabamos atraindo por sintonia, como uma forma de despertarmos para novos aprendizados. Perceber que estamos nos sentindo só é muito importante para nosso crescimento interior e é fundamental também, compreender que não devemos delegar a ninguém o poder sobre nossa vida, escolhas, e principalmente o nosso bem estar.
Quando esse vazio se torna insuportável, nos damos conta da necessidade urgente de fazer alguma coisa por nós mesmos, e nesse momento, podemos ir em busca da ajuda profissional visando fortalecer nossa auto estima, ou até mesmo darmos inicio a um processo interno de auto conhecimento, que com certeza nos levará as mudanças de comportamentos e pensamentos, visando atingir objetivos que nos satisfaçam plenamente.
Compreender que devemos nos aliar a solidão e que ela também, faz parte de alguns de nossos momentos diários ,é muito importante, pois aprendemos que se não conseguimos nos sentir bem conosco, dificilmente teremos maturidade emocional, para viver uma relação a dois, ou conviver com as demais pessoas de nosso relacionamento familiar.
Vivemos vinte e quatro horas do nosso dia em companhia de nós mesmos, portanto somos nossos melhores ou piores amigos. Podemos fazer da nossa vida um inferno ou um paraíso.A escolha é nossa, e a forma como lidamos conosco é que irá fazer a diferença entre nossos desejos reais e ilusórios. Quando conhecemos nossa própria vontade, estamos prontos para ir ao encontro daquilo que queremos para nossa nossa vida, aprendendo dessa forma a nos amar, respeitar e acima de tudo , nos valorizar.
Se pararmos para pensar um pouco sobre o sentido da palavra solidão, podemos perceber que ela tambem ,tem o seu lado positivo, o seu momento de alegria, de estar em paz consigo , lendo um bom livro, tendo o prazer de fazer o que se gosta, ouvindo uma musica, ir ao cinema ou um restaurante, e porque não pensar na possibilidade de que nós podemos ,fazer absolutamente tudo o que queremos sozinhos.
Estar só é uma realidade apenas física, enquanto que a solidão é um processo interno, um sentimento que pode ser transmutado num outro tipo de energia.
Energia esta que, com certeza nos transformará em novas pessoas, amadurecidas, seguras, autoconfiantes, portanto, mais conscientes de suas reais necessidades e objetivos de vida.









Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |