Somos Diferentes...



Autor Renato Liberman
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 10/17/2007 9:17:56 PM
Quando li este artigo referente ao depoimento do Cacique Nailton Muniz Pataxó, fiquei admirado com o grau de evolução que um povo, segundo os ditos especialistas dizem, primitivo, possui. Não defendendo seu idealismo, quero apenas frisar o conteúdo de seu depoimento. Penso que devemos pensar muito sobre quem somos e o que fazemos para, um dia, esse mundo se tornar digno de ser chamado de Criação Divina.
Segue um trecho do depoimento de Pataxó:
"Dizem que nós (índios) não somos civilizados. Os índios são civilizados, mas não na civilização dos brancos. Cada um dos nossos povos tem seu jeito de ser. Hoje nós olhamos, quando chegamos numa cidade, muita gente que se diz civilizada, mas que maltrata seu semelhante, que deixa suas crianças pedindo esmola, passando dificuldades.
Você entra nos órgãos públicos, vê tanto luxo, depois, lá fora, vê gente passando fome, gente igual, só que pobre... ...somos de um pensamento diferenciado, não ensinamos nosso filhos a competir, ensinamos a repartir... Não deixamos nosso povo sofrer.
...Nós temos alegria em repartir. Se uma família tem para comer e chegam outros que não tem, ela faz alimento sificiente para todos... A gente come junto, depois se apega com Deus...
Nós não temos cadeias nas nossas aldeias, temos conselhos para dar ao nosso povo... Procuramos educar nossos filhos para acatar os conselhos dos mais velhos. A sociedade branca tem que entender e aceitar o nosso jeito de viver. Nós não estamos lutando contra ela, somos também parte dessa sociedade, só que com nossas diferenças".
Resumindo, devemos respeitar o outro. Cada qual com seus valores. Não precisamos segui-los e sim respeitá-los. O respeito é algo que existe até nos animais mais inferiores que o homem, mas em nós, o próprio homem, isso está muito distante.
Convido a todos: reflitam e vejam se isso cabe a vocês.
Abraços.
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 9




Conteúdo desenvolvido pelo Autor Renato Liberman Psicanalise e Hipnose. Atendimentos e cursos. [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |