Somos todos iguais
Atualizado dia 7/9/2017 3:17:55 PM em Autoconhecimentopor Paulo Tavares de Souza
Estamos em um período de grandes conflitos, onde aqueles que expandem a consciência e conseguem enxergar a realidade de forma sistêmica, muitas vezes, revoltam-se com as dificuldades daqueles que ainda se prendem a velhos padrões lineares e cartesianos de pensamento. Desta forma, trincheiras são criadas, ideologias são abraçadas e a possibilidade de encontrarmos soluções fraternas para as contendas que se apresentam ficam cada vez mais distantes.
É preciso entender que a manga só cai do pé quando está madura, isso é fato, portanto, não devemos interferir no processo de maturação de uma consciência, pois essa tarefa pertence à própria Natureza e não ao homem. É preciso deixar o Universo agir e aqueles que conseguiram sair da caverna deverão ser muito compreensivos com aqueles que não estão prontos e resolveram permanecer nas sombras da ilusão em que sempre viveram.
A Lei de Sociedade é uma Lei Natural, faz parte da ordem cósmica. Os mais adiantados são constrangidos a viver com os mais atrasados com o intuito de servirem de exemplo e referência. Trazem prerrogativas de auxílio, amparo e orientação, para mostrar o caminho e não impor conceitos à força. Devem usar o amor como instrumento de transformação dos que ainda não enxergam a realidade e não insistir em viver entrincheirados para combatê-los ou hostilizá-los.
Não se pode acelerar o rio, a vida tem o seu próprio ritmo e, embora existam boas intenções, não é preciso dizer que o inferno está cheio de pessoas bem intencionadas.
Seja a luz que irá iluminar todos à sua volta e preocupe-se apenas em ser cada vez mais iluminado. Quanto maior for a potência dessa luz, maior será o seu alcance e mais pessoas poderão ser alcançadas por ela. Se você quiser ajudar alguém, ajude a si mesmo. Se quiser mudar alguém mude a si mesmo. Esteja certo que todos irão se beneficiar do seu avanço.
Um dia, todos irão compreender que só podemos ajudar e mudar a nós mesmos, simplesmente porque só existe esse “nós mesmos”, todo o resto é ilusão.
Francisco de Assis dizia: “Para pregar a paz, primeiro você deve ter a paz dentro de você”, portanto, qualquer discurso autoritário, agressivo, voltado para o enquadramento e alinhamento de opiniões ou conduta, é meramente o reflexo da nossa pequenez. Faz parte do velho hábito de querer transformar o outro em nossa imagem e semelhança. Enquanto insistirmos em remover ciscos alheios, não estaremos atentos à trave que existe em nosso olho.
Os verdadeiros gurus se revelam através de seus exemplos e não de suas retóricas. Os verdadeiros revolucionários são aqueles que enfrentam os limites do próprio medo.
Que força teria o discurso de um Tiradentes se ele não tivesse sido enforcado? Como insuflar a coragem no coração de um povo dominado, covarde e combalido se ele mesmo não nos desse um exemplo dessa mesma coragem?
Aprenda a ser o exemplo daquilo que você quer ver no mundo, aliás, diz o dito popular que um grama de exemplos vale muito mais do que uma tonelada de conselhos.
Somos todos iguais, temos todos o mesmo DNA Divino. Nossa essência é perfeita e reflete a obra de um Grande Artífice, portanto, não devemos nos entregar às ilusões de superioridade, nem nos acharmos especiais pelo fato de compreendermos coisas que a grande maioria ainda não compreende.
Se você conseguiu acordar, isso é maravilhoso, mas respeite os que ainda dormem.
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 2
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |