Menu
Somos Todos UM - Home

Superando o Sofrimento

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Guilhermina Batista Cruz

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 08/05/2005 19:39:10


Apresentando o coração angustiado, muitas pessoas têm a sensação de solidão, de desamparo, de que ninguém dá importância à sua dor e esse sentimento cresce, cada vez mais, ao verem a alegria dos outros, enquanto choram. Com a alma em aflição, vêem o sorriso alheio espalhar-se, exalando felicidade, sem preocuparem-se com seu sofrimento.

Muita gente pensa que a dor confrange apenas seu coração enquanto os outros, os “eleitos”, deliciam-se numa vida em que nada os atinge, em que podem desfilar através da despreocupação e bem-viver. Mas a dor que lhe constrange o peito e a lágrima que escorre em sua face também atingem os que lhe parecem imunes a ela, pois eles também sofrem e choram, só que mascarados com a face de felicidade que, muitas vezes, obrigam-se a carregar.

Procure não ver a alegria do próximo como um acinte à sua dor, pois todos encaram de formas diferentes os sofrimentos por que passam. Leve uma vida o mais realista possível, sem disfarces ou máscaras e almeje, antes de tudo, forças para enfrentar a realidade e tentar vencer as adversidades.

Pessoas carentes e inseguras vivem uma vida irreal, colocando todas as aspirações no mundo material, no mundo ilusório e quando passam por perdas, desesperam-se, achando que suas vidas ficaram vazias e perderam o sentido. Quem valoriza muito o lado material acaba sofrendo em demasia, até mesmo por coisas que passariam como “triviais” e assim acabam prejudicando suas vidas no apego exagerado a coisas passageiras, com a esperança de retê-las em suas mãos.

Queremos sempre o melhor da vida, a alegria e o prazer, mas, esquecemo-nos que a trajetória para conseguirmos essas coisas, passa pelas etapas do conhecimento interior de nós mesmos e pelo trabalho de burilamento de nossas imperfeições, imprescindíveis para adquirirmos a fortaleza espiritual que nos ensejará a paz e a felicidade interiores, tornando-nos imunes aos acontecimentos negativos que enfrentaremos em nossa trajetória evolutiva.

Aceitar a realidade de nosso ser verdadeiro nos coloca em condições de evoluirmos com plenitude e discernimento. O crescimento acontece a partir do momento em que nos aceitarmos plenamente. A partir daí, acelera-se nosso crescimento espiritual e nos são mostrados caminhos alternativos para que possamos enfrentar com mais força e ânimo os "sofrimentos" de nossa jornada.

Esforce-se por sair da sintonia do pessimismo e da dor e busque novas forças dentro de você. Pense com firmeza que merece o melhor da vida assim como o amor, a alegria, a paz e todas as coisas boas do mundo estarão a requer somente a persistência de propósitos para que possam brotar, como a dizer-lhe que as bênçãos estão todas guardadas em seu interior.

Não se contamine pela ânsia do ” tem que ser agora” em relação à resolução de seus problemas, porque, às vezes, não é ainda o momento oportuno para termos algo que desejamos e isto nos é mostrado pelas frustrações. Ansiamos tanto por algo que quando ele nos chega notamos que não era propriamente aquilo ou não era desse jeito que queríamos e que se tivéssemos tido a paciência de aguardar um pouco mais, a vida poderia trazer-nos algo bem melhor.

Fortaleça-se procurando coisas que possam ajuda-lo a atravessar os momentos difíceis e trazer-lhe ânimo, assim como: sair com amigos para conversar, assistir a um bom filme, ligar para alguém e desabafar, pedir colo e carinho das pessoas queridas, ler mensagens de otimismo e ajuda. Tudo isso é muito importante, pois conforta o coração da gente e ajuda muito quando estamos atrás de nos encontrarmos, tornando-se um auxílio fundamental para enfrentarmos os embates da vida.

Todos os acontecimentos que nos causam tristeza e a perda de prazer de nossas atividades diárias, como a separação de pessoas amadas, por exemplo, seja por morte ou pelo fim de um relacionamento, costumam provocar verdadeiros estragos no coração daquele que ama e a carência e a não aceitação da separação provocam uma grande dor e a pessoa fica como que em estado de choque, presa às recordações, muitas vezes, querendo reavivar o que não tem mais jeito e aí, entrega-se à dor que lhe tolhe a vontade de viver.

Nessas fases é necessário sempre procurar o amparo do alto para atrair energias salutares que o ajudarão a passar por elas e a não paralisar a vida, reacendendo a esperança e deixando que o tempo o fortaleça novamente para a luta.

O que pensamos ser às vezes um problema é apenas a misericórdia divina a ajudar-nos, livrando-nos de mais dores; as realizações de desejos adiadas poderão estar nos dizendo para que não entremos em determinados compromissos antes do tempo; as doenças que surgem é um alerta para cuidarmos melhor de nosso corpo físico, para nos livrarmos de problemas mais sérios no futuro; o fim de um relacionamento amoroso pode ser a proteção para que se tenha mais paz, segurança e discernimento, fazendo-nos despertar para os valores imperecíveis da alma; a perda de entes queridos pela morte, muitas vezes visa evitar maiores sofrimentos para aquele que parte e para os que ficam, induzindo-nos à resignação e fé.

Procure forças na prece, pois ela é um ótimo antídoto para vencermos as frustrações. Tenha fé e peça proteção para que suas forças aflorem e tenha certeza, quando menos esperar tudo em sua vida vai se modificar para melhor, não importa o quanto demore, mas um dia será tudo bem mais fácil e sem sofrimento. Tem gente que acha que pede e reza em vão já que nunca é atendido naquilo que almeja. Lembremo-nos que Deus não coloca fardos pesados demais em nossos ombros e de que não passamos por provações em vão, elas devem ter algum sentido em nossa vida, como o de libertarmo-nos de nosso lado “negro”, de algo que ficou pendente em nosso passado espiritual.

A mudança de sintonia dos pensamentos para que superemos o sofrimento é um processo de busca que precisamos empreender constantemente, porque quando os sofrimentos chegam, ficamos absorvidos demais por eles e temos o costume de encara-los pelo prisma das perdas já sofridas. Ou seja, quando queremos algo que não conseguimos anteriormente a nossa mente consciente vai nos dizer que não conseguiremos novamente, pois da outra vez não conseguimos também. E assim, nos acostumamos com as perdas e a achar que nunca reverteremos a situação.

Quando você procura o caminho da verdade e aceita os acontecimentos ruins da vida como aprendizagem, vai se fortalecendo interiormente e compreendendo e aceitando melhor as circunstâncias negativas e, a partir daí, como encontrar uma resolução melhor para elas. Embora o caminho seja longo para chegar-se à mudança de vibração, nunca desista, procurando o apoio nas horas de aflição e a sintonia que o levará a ela, silenciando intimamente e sentindo a misericórdia do alto em seu favor.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 26


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa