Sustentabilidade Interior!
Atualizado dia 11/25/2020 10:33:23 PM em Autoconhecimentopor Marcia Dario
Quer alcançar maior produtividade, evitar desperdícios, aliviar o estresse de colaboradores, alcançar resultados e criar uma liderança sustentável, em um ambiente inovador?
Então, invista na "Sustentabilidade Interior" dos seus colaboradores!
"A sustentabilidade interior trata da ampliação da consciência para as pessoas se tornarem melhores como humanos, profissionais, líderes e agentes construtores de um mundo melhor. A sustentabilidade interior se torna um processo a ser vivenciado, uma experiência evolutiva, um caminho a ser percorrido, uma busca a ser empreendida".(Centro Sebrae de Sustentabilidade).
O que dificulta o processo de sustentabilidade interior?
- Estresse;
- Tomada de Decisão;
- Incertezas;
- Liderança sobre pressão;
- Metas difíceis de serem alcançadas;
- Crenças limitantes;
- Vida sem Propósito;
- Incoerências entre auto e heteroimagem;
- Conflitos familiares ou de relacionamentos;
- Doenças físicas ou emocionais;
- Inseguranças.
E poderemos acrescentar tantos outros temas, que dificultam a nossa sustentabilidade interior. O bem-estar é base para termos uma vida tranquila, próspera e positiva. E para que consigamos atingir esse estágio é necessário promovermos curas e soluções relacionadas às situações de estresse, que se configuram como um dos principais pontos de carga emocional negativa na produtividade de colaboradores em uma organização.
Uma pesquisa, publicada pela Capita, mostrou dados alarmantes sobre a presença do estresse no cotidiano das empresas. Vejamos alguns números:
- 79% dos colaboradores relataram ter sofrido estresse no trabalho nos últimos 12 meses;
- 22% disseram sentir estresse com alta frequência ou o tempo todo;
- 47% acham que é normal sentir stress e ansiedade no trabalho;
- 45% consideraram deixar um emprego devido ao estresse que ele gera;
- 53% tiveram colegas que foram forçados a desistir do trabalho devido ao estresse;
- 49% não acham que seu líder imediato saberia o que fazer, se eles conversassem com ele sobre um problema de saúde mental.
O segundo maior estressor das pessoas são as dificuldades financeiras, seguido pela sobrecarga de trabalhos.
Algumas medidas adotadas pelas pessoas, com alto nível de stress, para lidar com a situação, segundo pesquisa da Dra. Marisa Lippi:
75,74% - Conversa com amigos e familiares;
71,37% - Analisa a fonte de seu estresse e tenta eliminá-lo;
63,97% - Faz exercício físico;
62,45% - Reza, ora, faz irradiações mentais, medita;
53,87% - Come;
59,56% - Lê revistas ou livros;
42,60% - Procura um psicólogo;
38,53% - Faz compras.
Por essas pesquisas podemos visualizar a importância e o papel das Organizações como Agentes de Sustentabilidade Interior, não apenas para aumentar a produtividade, mas, também para fortalecer Conhecimentos, Comportamentos e Atitudes que levarão a um Bem Estar Coletivo, com ressonância para o cenário que ocupe.
Como aplicar ao Mundo Corporativo a Sustentabilidade Interior?
A Jornada da Conscientização do “eu” ao “nós”, que promove relações sustentáveis, possui três dimensões, segundo Otto Scharmer, autor da Teoria U:
- Relacionar-se melhor com os outros;
- Relacionar-se melhor com o sistema como um todo;
- Relacionar-se melhor consigo mesmo;
Na verdade, estamos falando de um tipo de ação, baseada no processo de conscientização e exploração das margens e cenários das Corporações e do Coletivo. Assim, o Eu liga-se ao Nós, de forma muito orgânica e natural.
A ideia desse modelo é simples: “a qualidade dos resultados produzidos por qualquer sistema depende da qualidade da conscientização dos participantes que operam esse sistema”. Portanto, a fórmula do sucesso de um processo de mudança não é a “forma segue a função”, mas sim a “forma segue a consciência”.
À medida que pessoas contatam uma nova consciência do seu “Pensar, Sentir e Agir”, livres de estresse, poderão fazer escolhas inovadoras e aprender a autoconhecer-se em laboratórios coletivos, criando parcerias, reforçando capacidades e ativando um nível mais profundo de “Felicidade Interna Bruta”, capazes de responder aos desafios das Corporações.
Algumas ferramentas podem ser utilizadas para estimular a "Sustentabilidade Interior":
- Práticas de Inovação: Design Thinking, Modelagem Canvas Pessoal ou para Negócios, Mapas Mentais de Criatividade, para trabalhar com Propósito Pessoal;
- Ginástica Cerebral: exercícios diários para estimular a melhor resposta para combater o estresse;
- Grupos de Estudos ou Conversas em Círculo;
- Trabalhos Coletivos em Arte: música, dança, canto, fotografia, pintura, gastronomia etc.
- Trabalhos Voluntários;
- Conscientização Ecossistêmica (aulas vivenciais);
- Aprendizado sobre Liderança Sustentável;
- Desenvolver relacionamentos ressonantes, em que se pratique Atração Emocional Positiva;
- Praticar Meditação;
- Criação de um Ambiente Inovador;
- Criar um Álbum de Memória Futura;
- Contar histórias;
- Reavaliar continuamente sua relação com o “Tempo”.
Hoje, trabalhar significa evolução pessoal, profissional, mental, emocional e até espiritual, porque seus colaboradores sentem sua segurança e esperança reforçadas pela Organização, em um mundo sustentável.
Então, vamos começar essa maravilhosa Jornada?
O QUE A CINESIOLOGIA PODE FAZER POR VOCÊ? Desativar e reduzir o estresse emocional que dificulta o seu desempenho no mundo corporativo!
Abraços carinhosos
Márcia Dario
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 2
Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |