Menu
Somos Todos UM - Home

TALENTO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Ayrton Pereira Amorim

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/13/2008 9:24:22 AM


Ouvi certo dia, pessoas discutindo o assunto “talento” e fiquei com água na boca para dar minhas palhinhas a respeito.

O talento é um dom ímpar que nasce com determinadas pessoas, mas se não explorada, desaparece. O talento também tem um tempo certo que se expõe. O aproveitamento dele depende da ocasião e do conhecimento de sua existência.

Acredito que todos nós nascemos com um tipo de talento, uns com mais, outros com menos e outros ainda com excessivo talento, considerados como gênios.

De todas as maneiras, o talento verdadeiro é aquele que é mostrado por pessoas, principalmente crianças que fazem coisas que nunca haviam visto antes, como uma magia tiram o coelho de suas cartolas sem nunca haverem visto antes.

Conheço um caso de uma pessoa que quando criança tinha uma memória fotográfica, com apenas 2 anos, já memorizava número de placas de carros e sem saber sequer ler, já sabia a procedência da placa.

Sempre afirmávamos, que existia uma genialidade incomparável naquela criança.

Passaram-se os anos e todo aquele talento se perdeu, motivado pela falta de visão de seus pais de explorar e encaminhar a criança para uma escola onde poderia se desenvolver. Sinto muito de dizer que, essa pessoa é uma pessoa comum sem grandes brilhos na sua pacata vida.

O talento está por toda parte; visualizá-lo é que está o problema.

A minha intenção aqui é alertar aqueles pais ou qualquer que possa interferir, apoiar às crianças que têm talentos e explorar essa dádiva que muito pouca gente tem. Os pais na realidade são suspeitas pelo motivo de que muitos acham que seus filhos são uns gênios, reacionários da vaidade.

Mas se a opinião é geral, então é um alerta para analisar e planejar um esquema de desenvolvimento desse filho.

Observem nas crianças as facilidades de imaginação, seja ela inventiva, física e desenvolver esse lado. Porque necessitamos de gênios, talentos vivos sem deixá-los perder, como a maioria.

O dom de observar quem tem talento, também não deixa de ser um tipo de talento. Observar e perceber são dons divinos.

Tenho absoluta certeza que se perdem, verdadeiras gerações de talentos por puro capricho e desleixo de pessoas que não dão o valor para coisas importantes, como essa.

Por pura intuição, posso afirmar que o ser humano apresenta um tipo de talento entre 0 e 7 anos de idade; entre 7 e 14 anos é a fase onde esse talento deveria ser aproveitado; entre 14 e 21 anos, começa uma fase de “bobeira” inexplicável onde o individuo tenta se afirmar como adulto e a partir dos 21 anos, a vida toma um rumo alimentado por um psique resultante do talento ou da vida preparada anteriormente. E aí com o caráter já formado segue a vida...

Hoje em dia, não se justifica o desperdício de talentos, pela facilidade e recursos que o universo nos apresenta, apesar da cegueira coletiva de nossos governantes e políticos, que se preocupam apenas em viver na opulência, num mundo extraordinariamente pequeno e enclausurado. Mas isso é o outro lado da estória, que não justifica os meios.

Ayrton.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Ayrton Pereira Amorim   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa