Telefone sem Fio



Autor Deborah Valente B. Douglas
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/31/2006 7:26:58 PM
Quando eu era pequena, brincávamos de uma brincadeira chamada "telefone sem fio". Acho que a maioria conhece. Conta-se uma coisa para a pessoa que está ao lado e essa vai contando para outro ao lado e assim sucessivamente, até que a última pessoa tinha que dizer o que havia escutado. Em todas as vezes a última pessoa falava coisas completamente diferentes do que a primeira falou. Assim se passa com nossa vida e com as pessoas que nos cercam. Muitas vezes fazemos um elogio e o último que escuta, ouviu uma crítica.
“As palavras têm poder”. Sim têm, mas os ouvidos também têm. E estes muitas vezes transformam as palavras e o seu sentido em coisas completamente adversas. O simples divulgar de uma marca ou de qualquer produto também está incluído nesta categoria. O entender e o gostar de cada um difere em seu modo. Assim se dá a diferença de um produto que deu certo e outro que deu errado com as mesmas características.
Nossa vida é feita de palavras, sentimentos e sensações. Querer passá-los para frente requer absoluto cuidado, pois quem nos ouve, ou quem simplesmente nos observa, possui palavras, sentimentos e sensações diferentes dos nossos, o que faz com que o entendimento do nosso ser, perante a outra pessoa, possa ficar distorcido.
A frase “conheça-te a ti mesmo” mostra que somos quem pode ter a melhor visão sobre nós mesmos. A pura impressão de uma visão numa determinada pessoa ou num texto ou num produto, é completamente diferente entre os indivíduos. Isso faz com que nos tornemos seres individuais, isto é, duas pessoas podem ter o mesmo estilo de vida, porém a visão que cada um tem de si é completamente diferente. E, principalmente, a visão que outra pessoa tem dos dois é mais diferente ainda.
Também não podemos afirmar que somos assim mesmo e que não mudamos. Isso não é verdadeiro. A transformação e a mudança está presente em toda a natureza. Como fazemos parte desse grande universo também somos passíveis de mudança. Assim, a nossa impressão sobre nós mesmos também pode ter suas distorções. Portanto, determinadas afirmações exigem muito critério antes de serem pronunciadas.
E, falando mais espiritualmente, a personalidade externa ou inferior é completamente diferente do eu eterno. De acordo com experiências e conhecimentos adquiridos pelo eu eterno e também pelo eu inferior, ambos podem mudar. Portanto, nem sempre temos o total conhecimento sobre nós mesmos.
Por isso, na hora de brincarmos de "telefone sem fio", isto é, quando sentirmos necessidade de expressarmos algo do outro ou alguma coisa sobre nós mesmos, temos que ter um profundo critério porque acredito que nem o mais acertado insight pode nos dar conhecimento sobre toda a verdade. Nem de nós mesmos, nem do próximo. Cuidemos das nossas palavras.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 7




Comecei no Stum em 2001. Escrevia artigos como forma de desabafo, mas vi que a qualidade não estava boa. Estudei bastante e me aperfeçoei na poesia. Hoje tenho dois livros editados, O UM e ATOS REVERSOS, sob o pseudônimo de Alma Collins. Escrever é a sublimação do pensamento posto no papel. Espero que gostem E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |