Tenha uma Vida Plena
Atualizado dia 05/10/2006 10:46:34 em Autoconhecimentopor Renato Liberman
Nunca devemos falar mal dos outros (lashon hará), pois esta atitude é comparada ao adultério e até mesmo derramamento de sangue. Mesmo sobre assuntos conhecidos por todos, ainda que seja verdade. Quando você está falando mal de alguém, na realidade, você está projetando aquilo que é insuportável em você, mas que não quer enxergar. Talvez até seja a famosa INVEJA fazendo seu trabalho. Mas você pode estar se perguntando: INVEJA? Nunca fui invejoso(a)!... e eu te pergunto: Será? Todos nós temos uma força interna que possui duas polaridades – a inclinação para o bem e para o mal.
A má inclinação (yetser hará) faz a pessoa almejar ser a melhor, a mais querida, a mais amada, a mais sábia, etc. E esta inclinação para o mal é movida pela inveja. Pare e pense por uns instantes. Será que nunca quis ser mais que alguém em alguma coisa na vida? Mesmo quando criança?
A inveja nos remove deste mundo. É comparada à morte. Pois o invejoso vive em uma pulsão (instinto) de morte, de destruir, ou melhor, tentar destruir o outro, e acaba se autodestruindo. A inveja nos leva ao ÓDIO e ao sentimento de VINGANÇA, que por sua vez nos levam à doença física e mental. São sentimentos comprados a tomar um veneno e esperar que outro morra!
Precisamos PERDOAR as afrontas que recebemos. Só assim aquilo que cometemos de errado também será perdoado. Não um perdão “divino” e sim o seu perdão... o perdão do EU interior.
Outro ponto importante é a ARROGÂNCIA. Comportamento extremamente negativo, pois a pessoa arrogante sempre é irritadiça e se zanga com quem não lhe mostra o respeito que ela ACHA que lhe é devido.
Quer ter sua vida plena? Então, comporte-se de forma a que ninguém tenha dúvidas de quem você é. Seja verdadeiro, seja honrado aos olhos dos outros, e sempre cuide para não magoar ninguém com suas palavras, atitudes ou gestos, mesmo que você esteja certo do que está fazendo. A mágoa muitas vezes é indelével e traz muita desgraça para quem se magoou.
Seguindo estas simples idéias você viverá muito melhor neste Universo de infinitas possibilidades de realidade. Você escolhe a realidade que quer viver. Este é o livre arbítrio. Um Universo infinito que tem uma base de apoio em 3 fundações: AMOR, RESPEITO E HUMILDADE.
Dentre de todas as virtudes,a HUMILDADE é a maior.
Talmud
Da humildade emergem o amor e o respeito. A pessoa humilde não se irrita com facilidade; não dá atenção aos insultos; foge de honrarias, mas quando as tem aceita de coração e nunca tenta impressionar o outro. É através da humildade que a “boa inclinação” se fortalece e enfraquece a “má inclinação”.
Aquele que é humilde aceita a dor para poder entende-la pois sabe que pode crescer e evoluir com ela. Não repreende os outros quando sabe que não será ouvida, pois entende que cada ser está no seu processo de conscientização.
Seja humilde, tenha amor e respeito pelo próximo, seja paciente, dê ouvidos a coisas boas e fale de coisas positivas. Distribua caridade de coração aberto sem expectativas de retorno. Nunca engane o outro. Agradeça a tudo e a todos.
Ouvi uma linda estória que gostaria de compartilhar:
“Havia uma garota cega que se odiava pelo fato de ser cega... Ela também odiava a todos, exceto seu namorado.
Um dia ela disse que se pudesse ver o mundo, ela se casaria com seu namorado.
Em um dia de sorte alguém lhe doou um par de olhos.
Então, seu namorado perguntou a ela: "Agora que você pode ver, se casará comigo?"
A garota ficou chocada quando viu que seu namorado era cego! Ela disse:
"Eu sinto muito, mas não posso me casar com você porque você é cego!"
O namorado afastando-se dela em lágrimas disse: "Por favor, apenas cuide bem de meus olhos..."”
A ingratidão é um dos piores sentimentos que um ser humano pode ter.
Um grande abraço.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 22
Conteúdo desenvolvido por: Renato Liberman Psicanalise e Hipnose. Atendimentos e cursos. [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |