Menu
Somos Todos UM - Home

Tensão em 2004 que parece 2008...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Fernando Tibiriçá

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 09/07/2008 19:44:06


Cheguei na pousada, mais um negócio novo num povoado onde nem lojas havia. Nenhum comércio, mas tinha o hostal com cafeteria, restaurante, bar e as habitaciones. Fiquei com a última disponível. Três janelas, contando com a do banheiro. Lavei as minhas roupas e matei muitas moscas. A vista do final de tarde com campos infindáveis era linda. Tirei uma foto super pop ou roqueira: coloquei minhas botas na janela do banheiro para secar. Sem querer, elas ficaram em cima da privada. Lembrei da década de 60 e 70.
Quando desci para comer, fiquei sem graça porque o dono berrou: “Brasileiro!”. Só para ser amável. O restaurante lotado todo se virou para mim. Entrei e comi mostrando que brasileiro é civilizado. Durante o jantar, muitos peregrinos de vários países assistiam à televisão ligada mostrando o noticiário, guerras, atentados e, no ar, um clima de atenção em toda a Espanha.
Desde a semana passada, por todos os hotéis, pousadas, albergues e hostais, os documentos era checados, verificados e, na maioria das vezes, xerocados. A força policial estava preocupada com infiltrações de grupos terroristas entre os peregrinos. Era complicado porque tinha gente de todo o mundo e, justamente por isso, o caminho seria um prato cheio para qualquer grupo terrorista. Não havia tensão em razão da vibração da proposta do lugar, mas era inegável uma certa apreensão no caminho.
O islamismo cresceu porque o cristianismo ficou fortemente ligado às forças colonizadoras e imperialistas. No período colonizador, as grandes potências usavam e abusavam da palavra de Cristo e desmereciam, no Oriente Médio, África e parte da Ásia, qualquer culto que não fosse cristão. A insatisfação por ser subjugado e ter seu credo desrespeitado fez de alguns vilões verdadeiros mártires com seguidores muito jovens. Agora, ficou difícil consertar e quanto mais os direitos dos muçulmanos não forem respeitados, mais insatisfeitos haverá. A pobreza e a miséria por onde anda o islamismo é imensa, não em função da religião, é claro, e sim por causa dos seus governantes, que são tiranos, com raras exceções.
Os cristãos que dialogam com os muçulmanos são benquistos como pessoas. Afinal, Jesus Cristo e sua rebeldia contra as tradições e a forma de atuar dos governantes judeus acabou ganhando o respeito dos muçulmanos. Aliás, no Brasil, deveria haver programas religiosos obrigatórios, como obrigatórios são os programas políticos: eles mostrariam todos os credos, religiões ou manifestações religiosas. Assim, o brasileiro conheceria a religiosidade das pessoas, o pensamento de cada religião e poderia comparar, analisar, aprender e respeitar e não ser obrigatoriamente catequizado ou induzido por qualquer credo. Os programas religiosos que compram horários ou grupos religiosos que ganham concessões não deveriam existir. Normalmente, o poder do dinheiro supera a vontade de se praticar a religião na sua essência.
A discussão sobre a adoração de imagens, fotos, quadros etc é absurda. Pessoas decentes e bondosas merecem cultuar imagens e santos, principalmente quando foram agraciadas com milagres. Madre Tereza de Calcutá esteve durante muitas décadas atendendo miseráveis e lhes dando carinho, muito diferente dos faladores, dos pregadores da televisão, que talvez nunca tenham afagado um doente terminal ou um miserável. No entanto, eles certamente esperam bustos, gravuras e fotos para serem lembrados. Isso, sim, é culto à imagem. Não deveria haver catequização através do poder financeiro... (trecho extraído do livro "Encontros e desencontros do Caminho" - Fernando Tibiriçá)
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 300


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Fernando Tibiriçá   
Pude informar e amenizar leitores que buscam o comentário preciso e um agrado para sua alma. Por isso sinto-me feliz...
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa