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Teologia e Excomunhão

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Autor Marcos Spagnuolo Souza

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 3/25/2009 10:25:26 AM


Teologia em grego significa palavra de Deus, ou seja, conhecimento revelado aos seres humanos por Deus. O teólogo Karl Barth explica que teologia é o falar a partir de Deus.  Quando estudamos os discursos teológicos encontramos basicamente cinco abordagens diferenciadas que são responsáveis logicamente por comportamentos divergentes e antagônicos. 

Primeiro viés: os seres humanos que não possuem consciência de Deus devem ser dirigidos por pessoas que possuem consciência de Deus. A possibilidade de salvação das pessoas está em seguirem às indicações dos eleitos que estão de posse da consciência divina. Seguindo a orientação de seres humanos mais evoluídos podemos aproximar de Deus. 

Segundo viés: a existência humana se resume em ter percepção do divino através de um movimento de potência a ato, ou seja, constante absorção da consciência de Deus. A passagem da consciência de potência a ato somente ocorre devido à elevação da consciência individual ao supremo intelecto agente. A característica predominante da segunda abordagem é a consciência individual se elevar ao nível da consciência divina, não sendo necessária a existência do intermediário entre o ser humano e Deus. 

Terceiro viés: a consciência divina penetra na matéria fecundando-a dando origem ao universo visível. A forma é inseparável da matéria, assim sendo, Deus está em tudo e tudo é Deus, não existindo nada que não seja Deus. Tudo é divino e a consciência humana é também uma consciência divina, porque Deus é a única fonte irradiante de todo o universo. A característica predominante da terceira abordagem é que tudo é Deus, não existe nada fora de Deus, impossível existir alguma coisa que não seja emanação direta do absoluto. 

Quarto viés: a consciência humana, elaborada por Deus, possui condições de abarcar o universo, no entanto, esta abrangência de consciência humana somente é possível pelo querer divino, ou seja, pela graça ou revelação divina. A consciência humana, por si, não é capazes de elaborar verdades. Somente Deus pode iluminar a consciência humana com a verdade. A característica predominante da quarta abordagem é que a consciência humana para ter acesso à verdade necessita da iluminação divina. O próprio Deus doa uma percepção transcendental à consciência humana. 

Quinto viés: a consciência humana somente percebe a verdade buscando-a em seu próprio interior. A verdade está no interior da própria consciência que foi plantada por Deus. A consciência humana deve perceber as idéias divinas, não no exterior e sim no seu interior. As verdades divinas estão impressas no interior da própria consciência e a anamnese é o ato da consciência trazer para o nível consciente o conhecimento divino que está no nível inconsciente. A característica predominante da quinta abordagem é a consciência penetrar dentro de si mesma para perceber a imagem eterna de Deus, objetivando o encontro com a verdade eterna. 

No primeiro viés existe a possibilidade dos que estão mais próximos de Deus ajudar os que estão mais afastados. No segundo viés cada consciência individual se eleva a Deus. No terceiro viés Deus está presente em tudo que existe não sendo necessário buscar por Deus, pois, Ele já está presente. No quarto viés o encontro com Deus ocorre pela graça divina e no quinto viés o caminho de encontro com o divino está na interiorização, na própria busca interior. 

Observamos que os discursos teológicos mostram a inexistência de um Deus punitivo que excomunga um ser humano por não seguir Sua vontade. A excomunhão é um ato humano desassociado completamente do amor divino e caracteriza como sendo ato de poder para manter os seres humanos na condição de servos incontestes.    

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