Menu
Somos Todos UM - Home

TERÁ A MENTE INTEGRAL UMA INTENÇÃO?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Lucya Vervloet

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 6/9/2010 10:39:27 PM


Desde sempre escuto as seguintes expressões: De boa intenção o inferno está cheio/ Qual foi a intenção?/ Coloque a intenção e a energia fluirá até você/ Essa é a Intenção da Mente cósmica. Mas, quando andei lendo algo sobre o zen há uma década atrás, lembro-me bem de que eles afirmavam que tudo flui a contento, sem intenção, que a natureza cria por criar.

Iniciei a prática de alguns exercícios de Chi kung, elaborados pelo mestre tailandês Mantak Chia, há algum tempo e a intenção também deveria ser colocada. Hoje me pergunto, devo ou não tentar manipular as energias disponíveis? Será que minha mente egóica e limitada sabe bem o que está fazendo? Não estarei interferindo e ao invés de ajudar posso estar atrapalhando? Ou devo mesmo relaxar e deixar que a Inteligência da energia da Mente Divina se encarregue de tudo?

Lembro-me que durante as aulas sobre como funciona a troca energética entre o nosso corpo e a energia Chi de cura, que a tudo envolve no Universo, na busca pela desintoxicação e purificação dos sistemas, as posturas que funcionam melhor, a maneira de usar nosso equipamento respiratório para uma melhor oxigenação dos órgãos internos, como melhorar a vida sexual, sacralizá-la, entendendo o real poder desta energia se bem canalizada, os exercícios que ativam glândulas etc, a intenção estava presente. Sei que mal não faz, ao contrário, quando temos a devida disciplina na prática, podemos perceber o sensível aumento da vitalidade, bem estar e satisfação.

Estudando o buda-dharma, ou seja, procurando dar atenção redobrada ao momento presente, às experiências reais, observando as inclinações de minha mente, quando sinto raiva ou melancolia, o que tento afastar, o que tento atrair, quais os limites que defino para o mundo que crio, o quanto a mente pode ser obsessiva por significados, enfim, o quanto de confusão ainda estou gerando; a impressão que tenho é a de que um grande mosaico está sendo revelado aos poucos. E o que aparentava estar tão distante, se pudermos parar, perceberemos que a luz está aqui, bem perto, nunca esteve ausente, é só abrir os olhos e querer ver.


Como explica Steve Hagen, a diferença entre os budas, os despertos, e o resto de nós é que eles não mais vêem solidez nas formas do mundo, não vêem os eus. Vêem apenas o fluxo. Não mais se deixam confundir pelas aparências, sabem que tudo é ilusório. Pelo simples fato de que a aparente existência de algo depende de tudo o que ela não é, pela condição de ser composta por vários agregados. Da mesma forma que nós e como nos percebemos e rotulamos. Como podemos nos definir? Vejo que neste instante já não sou mais a mesma pessoa de tempos atrás. Por onde anda tal pessoa? Sei que por vezes até sinto saudades dela. Mas... Se foi, metamorfoseou-se, viveu várias experiências reais ou não, para chegar a ser o que aparenta houve a dependência de vários outros componentes, e transforma-se a todo momento... Portanto, eles conseguem ver assim que nessa dependência reside a mudança e o próprio movimento. Assim.

Ele coloca também que nosso problema crônico está com a intenção. Como ignoramos o Todo, somos iludidos pelas partes. Somos seduzidos pelos objetos da nossa consciência - dos nossos conceitos sobre o que pensamos ver -, mas que com a devida prática em observar nossas tendências mentais e emocionais, poderemos organizar nossa mente de maneira mais natural e de acordo com a Própria Mente, e enfatiza, com o Todo.

A conclusão que pude obter do que acabo de estudar, seria o fato óbvio de que não conhecemos todos os detalhes que envolvem um sistema, a vida, a natureza, e devido ao próprio limite de nossa percepção sobre os fenômenos naturais e aleatórios, não intencionais e portanto livres, criados pela Mente Cósmica, o que nos resta é confiar na perfeição e beleza destes. O que entendo por usar a intenção de nossa mente para a condução das energias curativas, o chi natural, (não acho que precise, mas...) através de nosso corpo, só nos traz positividade e dependendo de outros fatores, a longevidade. Fazer um trabalho para superarmos os limites do ego e os vários sofrimentos que geram, dando passagem à "Intenção" da energia divina que acreditamos ser harmonia e perfeição, precisamos aceitar que por ser uma Intenção "aleatória", nem sempre a compreenderemos. Deu um nó?

Relaxem, o controle está sempre com a Mente Integral sem intenção, mas nós já conhecemos a Realidade, se pararmos um pouco, está clara e simples. Talvez com um menor cultivo das sofisticações intelectuais e do rebuscar da linguagem para tentarmos aparentar erudição a gente chega lá. O que precisamos é realinhar nossa mente de forma mais natural, aceitando aquilo que é, sem julgamento de bom ou ruim, bonito ou feio, apenas deixando ir, simplesmente... Sem intenção.


namastê







Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Lucya Vervloet   
Astrologia (básico na Regulus/SP) e autodidata. Participei de workshops de Runas, Tarot místico/terapêutico com Veet Pramad. Estudei Numerologia e quirologia. Iniciei-me na energia Reiki. Estudei 12 meses do Curso de Psicanálise/ES. Com uma visão universalista da vida dediquei-me ao aprendizado de idiomas e culturas estrangeiras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa