Terapia de Regressão e Liderança
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Murillo Cezar Cucatto
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/25/2015 11:46:26 AM
Olá, hoje eu venho falar sobre como a terapia de regressão pode nos ajudar no que se refere a aspectos profissionais.
Acredito que a forma mais simples é compartilhando com você um caso real. Duas coisas importantes que tenho a dizer antes de contar esta história.
A primeira é que devemos ter em mente, que não apenas aspectos de dificuldade em liderar, mas diversas outras situações como: dificuldade em dizer não ou cumprir ordens, procrastinação, comportamentos impulsivos, falta de objetividade, felicidade no emprego, etc... podem ser trabalhadas com este processo.
A segunda, é que as causas estão no passado. Só que não necessariamente em supostas vidas passadas. Temos que lembrar que nossa mente nos traz muitas coisas em forma de metáforas. A maioria das situações vivenciadas por mim em consultório possuíam causas na vida atual.
Vamos ao caso. Jorge tinha 42 anos e era trabalhador autônomo, representante de filtros e fazia suas vendas principalmente na entrada de supermercados e em shoppings. Uma de suas queixas era de que havia perdido muitas oportunidades na vida, pois apesar de sempre conquistar funções de liderança em seus empregos, nunca conseguia permanecer na posição por muito tempo.
Ele sentia “coisas estranhas”, segundo suas palavras. Quando tinha que solicitar a colaboração de seus liderados, não conseguia. Sentia-se incapaz, algo o impedia. Era como se ele estivesse devendo algo para eles. Como se sentisse culpa por algo que não entendia. Simplesmente, não conseguia dar ordens ou pedir para eles cumprirem com alguma tarefa.
Normalmente, quando sentimos algo que nos impede a atingir algum objetivo, mas não sabemos o que isso é exatamente, as causas estão no passado. É uma programação mental errada, que nos condiciona a ter comportamentos limitantes e que nos impedem em diversos aspectos da vida.
Resumindo o caso, durante a terceira sessão, Jorge se viu em uma vida passada. Nesta vida ele tinha a função de proteger a sua aldeia. É como se fosse um comandante do exército.
Durante a regressão ele descreveu inúmeras vitórias. Sua vila estava sempre protegida e ele tinha seus soldados como leais e corajosos. Ele falou de sua família, de sua vida, era realmente muito feliz. Sentia-se muito importante e útil.
Até que, em um determinado dia, a sua aldeia foi invadida. Ele descreveu com detalhes as atrocidades sofridas pelos moradores daquela comunidade. Foi terrível, muito sangue, todos morreram. Não sobrou ninguém.
O sentimento de culpa que Jorge tinha era enorme. Ele não conseguiu cumprir com suas obrigações. Todas as pessoas de sua aldeia e seus soldados morreram por causa dele.
Ele sentia-se responsável por todas aquelas mortes.
“A culpa foi toda minha” – assim ele se expressava.
Era um sentimento de que ele nunca mais poderia comandar nada. Ele se sentia incapaz, qualquer erro seria dele e por isso não deveria mais comandar nada.
Após o trabalho de ressignificação feito durante o processo terapêutico, Jorge sentia-se livre. Ele pôde observar que os sentimentos “estranhos” que sentia eram muito parecidos com os que tinha no momento de liderar uma equipe ou uma tarefa.
Porém, ele identificou que isto não afetava somente os aspectos de sua vida profissional, mas os relacionamentos interpessoais e amorosos.
Ele libertou-se das amarras que o prendiam e agora o mundo passou a ser visto com outros olhos.
Acredito que todos temos algumas situações que nos fazem perguntar: “porque não consigo? O que me impede de chegar lá?
Se hoje somos reflexo do que fizemos nos anos anteriores, acredito que faça sentido de que se entendermos as causas, poderemos nos libertar dos efeitos delas. Faz sentido?
Você também pode!
Fraterno Abraço,
Murillo Cezar Cucatto
P.S.: o nome do paciente foi modificado.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Murillo Cezar Cucatto Doutorando em Psicologia, Master em Hipnose Clínica,Trainer e Master em PNL e Pós-graduado em Pedagogia da Programação Neurolinguística. Bacharel em Economia pela FESP-PR. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |