Menu
Somos Todos UM - Home

Terceira idade e sabedoria

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Flávio Bastos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 3/10/2006 6:47:47 PM


Jesus quando disse "A sabedoria é demonstrada pelas suas ações", na verdade, queria estimular as pessoas a buscarem mais a sabedoria do que o conhecimento, porque para Ele, agir com sabedoria era muito mais importante do que a objetividade dos fatos.

O Japão é um país de invejável cultura milenar onde a educação tem uma tradição que confunde-se com a religiosidade do seu povo. Dona de uma tecnologia de ponta, esta nação situa-se entre as primeiras no ranking da economia mundial. E, a exemplo do Japão, China e, mais recentemente Índia, também começam a despontar no cenário economico mundial.

O que estas nações têm em comum? A educação levada a sério! A educação como um importante e natural fator cultural, onde a criança e o idoso são dois "extremos" a serem considerados e valorizados neste contexto social. A criança, como esperança. O idoso, como referência de respeito e sabedoria.

Na cultura indígena o velho sempre foi uma referência para os jovens como fonte de conhecimento e vivência. Os caciques e pajés exerciam posições hierárquicas respeitadíssimas no contexto social tribal. Normalmente eram deles a influência nas decisões mais importantes para os destinos da tribo.

No entanto, para o espírito não existe "velhice" e sim temporalidade, ou seja, uma fase da encarnação que é consequência das anteriores na escala do "tempo", pois o que envelhece é apenas o corpo ou a matéria.

É no fim da vida que o espírito, tendo aproveitado a sua oportunidade reencarnatória no sentido do crescimento, terá condições de passar aos mais jovens o que assimilou das lições e aprendizados da vida. E, neste ponto, a exemplo do Japão, verificamos a suma importância da existência de políticas de valorização da terceira idade, assim como os aspectos culturais e educacionais que, à medida em que agem decisivamente na qualidade de vida dos idosos, também são formadores de opinião e da mentalidade de um povo.

A sabedoria na terceira idade, portanto, está diretamente relacionada a três fatores a serem considerados: 1º) A condição evolutiva do espírito; 2º) Aproveitamento da oportunidade reencarnatória; 3º) O gerenciamento de políticas que propiciem ao idoso se sentir útil e valorizado na sociedade a que pertence.

A idealização, sendo utópica, comumente encontra-se afastada da realidade. E é nesta situação de incompletude social, cultural e educacional que se encaixa o Brasil. Contudo, mesmo em condições sócio-economicas adversas e, muitas vezes desumanas, não raramente e em meio à pobreza, encontramos sábios espíritos em suas velhas "cascas" em missão de luz e paz.

Psicanalista Clínico e Psicoterapeuta Reencarnacionista.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa