Menu
Somos Todos UM - Home

TESTE AGORA: DO QUE ESTOU FUGINDO?

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marcia Dario

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 9/8/2009 12:52:26 PM


O que são comportamentos de fuga?
A psicologia comportamental usa a terminologia fuga e esquiva para se referir a determinada serie de comportamentos que envolvem abandono ou fuga e evitar uma situação aversiva. O mesmo conceito é compartilhado pela biologia, quando se refere às reações instintivas de luta e fuga, em que animais reagem a situação de ameaça lutando ou fugindo.

Podemos verificar que, por exemplo, um lobo ao se deparar com um búfalo , com certeza sairá em fuga. Outros animais, talvez dois tigres, enfrentem-se.
Mas, quando falamos sobre comportamento humano, não é tão simples assim prever reações, mesmo porque não estamos em situações de sobrevivência na selva.Mesmo assim enfrentamos diversas situações de medo e ansiedade, que não são tão radicais e fatais, embora nos causem profundo stress.
A fuga ou esquiva nos permite antecipar e evitar uma situação de stress, desconforto e medo. Em nosso cotidiano efetuamos vários comportamentos de fuga e provavelmente não os percebemos. Por exemplo, quando se muda um caminho rotineiro, apenas para não encontrar uma determinada pessoa ou situação. Nem sempre temos consciência disso e aí poderemos começar a ter um problema.
Um comportamento de procrastinação, ou seja, a demora para solucionar uma questão ou tomar uma decisão, pode sugerir um comportamento de esquiva ou fuga.
E com isso acabamos por ter uma inversão de prioridades ou valores distorcidos.
Um caso bem comum é ficar doente ,quando não se deseja ir para um trabalho, que não estamos gostando ou que nos gere stress ou nos cobre um comportamento indesejado.
O comportamento de fuga ou esquiva é tão intrínseco a nós, que sempre temos uma série de justificativas para adiar, evitar ou fugir de situações.
Por exemplo: aquela decisão sobre o nosso relacionamento, casamento, porque o filho é pequeno. A crise que indica, não ser boa hora agora para nos demitirmos de um trabalho que nos faz infeliz. O não que não dizemos a alguém ,porque não é o melhor momento, etc. E nos convencemos totalmente sobre essas justificativas.
Precisamos, então, refletir em primeiro lugar sobre as situações de fugas e aprender a identificá-las.Depois verificar quais os padrões que são usados para evitar as situações que nos desagradam, pois temos a tendência a repetir os mesmos comportamentos. Acabamos por usar sempre as mesmas desculpas para problemas ou situações diferentes,sempre com a finalidade de evitar ou fugir. Conscientes das desculpas que usamos, aprendemos mais facilmente a reconhecer os comportamentos de fuga.
Mas o grande mal da fuga é limitar nossa percepção de vida, através de um falso sentido de realidade, que nos leva a contaminarmos nossa perspectiva em relação à “virtude” e “vício”.
A virtude foca no que move um ser humano em direção a uma vida plena e vício foca no que contradiz ou impede essa realização.
Veja do que você está fugindo:
1. Fuga da Raiva
2. Fuga de sentir necessidades
3. Fuga de Falhar
4. Fuga de ser comum
5. Fuga de sentir vazio
6. Fuga de desviar-se de regras
7. Fuga da dor
8. Fuga de sentir-se fraco
9. Fuga do conflito

Vamos agora conhecer um pouco mais dos comportamentos de fuga.

1.Fuga da Raiva
Este comportamento é focado no perfeccionismo. Aborrece-se com facilidade.
Palavras-chave: Sou perfeito, tenho razão e sou bom!
Não é consciente de seu estado de aborrecimento interno, procura reprimi-lo, sorrindo, mas aparenta sarcasmo. Para ele, quem sente raiva, não é perfeito!

2. Fuga de sentir necessidades
Este comportamento é focado em ajudar o outro, ocultando suas próprias necessidades.
Palavras-chave: Eu ajudo a todos e em tudo!
Procura ocultar suas necessidades diante dos outros, grande parte das vezes não sabe o que precisa para si mesmo.

3. Fuga de Falhar
Este comportamento é focado fugir de falhar a todo custo. Principalmente, o fracasso nos relacionamentos. Tem necessidade de aprovação e aceitação.
Palavras-chave: Sou eficaz e eficiente, sou um sucesso!
Procura ser bem sucedido, pois teme a rejeição e o abandono.

4. Fuga de ser comum
Este comportamento foca na intensidade. Não gosta da rotina e do lugar comum. Precisa sentir-se especial.
Palavras-chave: Sou especial, sou diferente, sou sensível, tenho classe, tenho estilo!
Sente as pessoas como insensíveis e pouco compreensíveis em relação a ele. Fecha-se em seus sentimentos.

5. Fuga de sentir vazio
Este comportamento foca em fugir do grande vazio que sente em seu interior. Porisso tem necessidade de acumular, coisas ou situações. Tem muitas idéias, mas escassez de sentimentos.
Palavras-chave: Sou sábio, perspicaz, sou observador, inteligente e prudente!
Procura refúgio no mundo das idéias. Os sentimentos e emoções profundas lhe causam medo. Vê as pessoas como sábias e prudentes ou então tolas e desmioladas.

6. Fuga de desviar-se das regras
Este comportamento foca em fugir do medo e da dúvida. Foge de qualquer tipo de desobediência. Acredita que se seguir as regras, estará seguro.
Palavras-chave:Sou fiel e leal, faço tudo que devo, sou corajoso!
Os principais verbos utilizados em seu discurso são: “eu devo”, “tenho que”, que combinam com seu ego rígido e exigente, em primeiro lugar de si mesmo.

7. Fuga da dor
Este comportamento foca em evitar todo tipo de sofrimento, nega quando ele aparece. Prefere não perceber que algo vai mal.
Palavras-chave: Eu estou bem! “I´m ok”
Pode tornar-se um “otimista compulsivo”, tendo a tendência a aparecer diante dos outros felizes, radiantes, sorridentes. Preferem esconder a área em que não estão felizes.

8. Fuga de ser fraco
Este comportamento foca no animus(estrutura masculina) , renegando a anima (estrutura feminina), que é suave, terna e sensível.
Palavras-chave: Eu posso tudo e posso com tudo!
Podem ser fortes e enérgicos e têm dificuldades em aproximações. Consideram demonstrações de afeto ou emoções como “fraquezas”.

9.Fuga do conflito
Este comportamento foca em fugir do conflito e do esforço. Afasta o olhar de situações difíceis e conflituantes.
Palavras-chave: Estou tranqüilo, estou em paz!
Muitas vezes para atingir a paz, tiram a importância de si mesmo e dos outros. A tranqüilidade, a paz, a ordem são objetivos claros para ele, que busca o nirvana.
Se você se identificou com algum desses comportamentos de fuga, veja o que a Cinesiologia pode fazer por você: identificar a idade em que você instalou o comportamento de fuga, desativar o stress e promover as correções, para atingir as qualidades essenciais da sua personalidade.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 44


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcia Dario   
Márcia Dario é Mestre em Comunicação e Cinesiologista por Testes Musculares. É mentora realizando sessões individuais, em jogos, game e desativação de stress emocional, medo de falar em público, ansiedade, pânico. Promove através do trabalho: autocomunicação, autoconhecimento e autodesenvolvimento.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa