Menu
Somos Todos UM - Home

Texto extraído da Obra A Alquimia Para o Triunfo e Sucesso

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor CRISTIAN GERMAIN

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/30/2010 9:00:25 PM


  Auto-estima é o valor físico e emocional que damos a nós mesmos. É o estado de espírito resultante de como tratamos nossos conflitos internos durante a vida. Este estado é criado de acordo com o maior ou menor valor atribuído a cada acontecimento vivido. Se o fato marcou de maneira negativa e produziu uma grande carga emocional, esta carga permanecerá e tomará parte na expressão da pessoa.  A auto-estima resulta da soma da percepção física e emocional, do nível de compreensão de si e dos outros, do nível de aceitação da personalidade, mais a capacidade intelectual e espiritual de cada um. É o valor atribuído a si advindo do sentimento da compreensão que cada um tem do momento que está vivendo, somados às características até então existentes. Aquilo que a pessoa é determina sua forma de pensar, e é o que modera a intensidade do que ele sente mediante os acontecimentos. As idéias formam hábitos, e os hábitos criam o caráter.

O valor que cada um atribui a si depende de como ele aceita seus verdadeiros valores; e, na maioria das vezes, ao valor que ele imagina que as outras pessoas dão a ele. Dessa personalidade advém sua capacidade de compreensão e aceitação do que acontece diretamente a ele e aos outros. A maneira como cada um lida com estes sentimentos, mais a capacidade de se sobressair das circunstâncias cotidianas é que perfazem o estado que chamamos auto-estima. 

Muitas pessoas acabam sendo tocadas profundamente pelas eventuais falhas e marcas ruins que ocorrem principalmente na fase de adolescente, e passam a conviver com estes assuntos mal-resolvidos que podem acabar persistindo dentro de si tornando-se algo extremamente prejudicial para o bom desenvolvimento pessoal.

Estas marcas são trazidas principalmente por aqueles que foram criados em sistemas mais antigos, onde existiam aquelas fórmulas rudes do "fica quieto ou apanha", aquelas que na prática funcionam mais ou menos assim: "reserve-se ao direito de ficar calado, anule-se e deixe que eu pense por você... ...a decisão que eu tomar você deve acatar e ficar quietinho; afinal, você me deve obediência".

Com isto, apesar de compreendermos que era o que podiam oferecer, até por não terem tido conhecimento de outro método melhor, há muitas pessoas que são "descendentes" desses sistemas que, se serviram para a época, hoje nem de longe servem mais, apesar de ainda existir alguns fantasmas antiquados que se arrastam pelo mundo afora.

Por quê? Porque são altamente prejudiciais e criam pessoas sem iniciativa, pelas altas doses de desaprovação...


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor CRISTIAN GERMAIN   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa