Menu
Somos Todos UM - Home

TODO AMOR É SAGRADO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Verônica Dutenkefer

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 3/16/2006 10:14:44 AM


Percebo muitas pessoas referindo-se ao amor ou a uma paixão, como uma espécie de doença... como se esses sentimentos fossem sinônimos de algo vergonhoso e humilhante. Confesso que por um bom tempo também temi senti-los. E ainda hoje me pego assombrada pela marca que minha cultura me deixou. Mas a diferença é que hoje, cada vez mais, consigo aquietar esses medos.

Ouço pessoas de diferentes idades relatarem, com enorme assombro, alguma história romântica, sua ou de outrem, sempre referindo-se à personagem que ama (ou por quem está “enamorada”) como sendo a vítima... como se ela fosse inferior à pessoa amada. Quantas vezes presenciei torrentes de lágrimas desta personagem vivendo um relacionamento e sentindo-se envergonhada... frágil... perdida... por perceber que um afeto está se instalando em seu coração. E relembro do provérbio repetido inúmeras vezes: “AMAR É SOFRER”.

“Amar é sofrer” quando ainda continuamos acreditando nisso e nos envergonhando cada vez que sentimos um afeto mais forte por alguém. “Amar é sofrer” quando equivocadamente valorizo mais o TER do que o SER. “Amar é sofrer” quando meu lado sombra continua tomando conta das minhas escolhas e comandando minha vida. “Amar é sofrer” quando deixamos que o orgulho e o medo falem mais alto dentro de nós.

E por isso pergunto: AMAR ALGUÉM É UMA VERGONHA??? Como é triste perceber a humanidade lutar contra sua própria essência! Como é triste perceber quantas histórias de amor não tiveram um final feliz por causa dessas crenças errôneas que nos passaram de geração a geração... E você pode me perguntar (assim como perguntei a mim mesma, inúmeras vezes): “Mas e se ele(a) não me amar também???

E eu responderei: Ele(a) tem todo este direito. Nem você, nem ninguém tem o poder de controlar o afeto de alguém. Eu direi mais: Você vai sobreviver a essa dor. E só rezarei para que você sobreviva e viva sem se tornar uma pessoa amarga por causa dessa dor... Só pedirei para que você não fique preso(a) a essa história e nunca mais ouse ou tente escrever nenhuma outra história de amor e se isole. Só torcerei para que você não se coloque numa redoma de vidro e fique se lamentando da “má sorte” que teve no amor, juntando-se assim ao grande coro universal que expressa só dor e lamento...

Eu direi: Viva!!! Ame!!! O mundo precisa de pessoas para erguerem a bandeira do amor e o defenderem... Amor a uma idéia... amor a um trabalho.... amor a uma nação... amor à natureza... amor ao próximo.. amor por si mesmo (infelizmente percebo que este é um dos mais difíceis!)

Mesmo que a pessoa que você ama não consiga ter o mesmo afeto por você, deveria se orgulhar por ser um privilegiado em ter conseguido amar e permitir que uma pessoa o tocasse de uma maneira especial! Se orgulhar de sua capacidade de despertar e deixar crescer este sentimento tão sublime, poderoso e, infelizmente, tão raro! Pobre não é aquele que não tem posses. Pobre é aquele que não sabe amar! Que jamais se permitiu ser amado e amar.

Não existe competição no amor, portanto não há vencedores, nem perdedores; fortes ou fracos; inferiores ou superiores; espertos e “bobos”. Fizeram a gente acreditar nisso, mas é uma mentira!

Uma pessoa só o desrespeita, o humilha, o fragiliza e escraviza com a sua permissão. É comum dizermos abaladíssimos: “Eu estou desiludido(a)!! Que bom!!!!! Isso é sinal de que você acordou e deixou de acreditar em mentiras!

Comece, então, a abandonar também essas mentiras:
- “Amar é sofrer!”
- “É melhor o outro gostar mais de você do que você dele.” (aproveite e me diga onde posso comprar uma régua para medir os afetos!)
- “Mulheres (Homens) gostam de ser maltratados!”
- “Se eu me apaixonar estarei à mercê do outro!”

Sou uma eterna aprendiz do amor. Também tenho meus medos, mas cada vez mais percebo que esses medos são fruto do orgulho, egoísmo e vaidade... E estou optando por dar poder ao amor e não mais ao medo. O amor não compete. O amor não escraviza. O amor não se omite. O amor não nos enfraquece. O amor é a Luz mais preciosa que carregamos dentro do nosso ser. É ele que nos ensina, ilumina, nos adoça, nos aquece, nos inspira, nos fortalece, nos cura...

O mundo precisa de Luz! Basta de trevas! Basta de ilusões! Ilumine seu ser com essa Luz e deixe que ela lhe mostre, cada vez mais facilmente, que:
- O amor é maior que o medo!
- O amor é maior que a ilusão!
- O amor é maior que a dor!

Sim! Todo amor é sagrado!

Verônica Dutenkefer
28/04/2005
Psicoterapeuta, hipnoterapeuta Ericksoniana, especialista em Terapia Floral, Canal Reiki. Conheça mais seu trabalho: link

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Verônica Dutenkefer   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa