Menu
Somos Todos UM - Home

Transformando crise em oportunidades.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor João Jarnaldo de Araújo

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 27/05/2010 09:50:15


"O caminho é tortuoso, sou lúcido e não me iludo, há o perigo da armadilha, mas no amor eu posso tudo"


Para que possamos conhecermo-nos a nos mesmos, necessário se faz, que tenhamos o máximo de discernimento possível, que em tese seria a capacidade de assumirmos uma atitude imparcial, sem julgamentos, da forma mais pura acerca das emoções, que rolam em nossa totalidade. É um sentir e apreciar, sem bloquear e embotar a ocorrência emocional. É a prerrogativa de conseguir proceder a uma apreciação do mundo interno e externo. É como se pudéssemos nos auto-observarmos a distância, sentindo as emoções e ao mesmo tempo analisando o efeito destas emoções, de maneira tranqüila, honesta e sem disfarces.

O sentimento é uma das nobres e luminares funções da mente, que em condições de desbloqueio e de total sanidade, acontece acompanhado de sensações, de Intuições e do pensamento, sem a predominância e ofuscamento de qualquer uma destas funções. Quando isto acontece e é perdurável, falamos em INDIVIDUAÇÃO, que é o ponto máximo de nossa evolução. Quanto mais me torno INDIVÍDUO, não dissociado, uno, mais venho me encontrar com meu aspecto transpessoal, com meu "Self". Quando sou tocado pelo "élan divino" e tenho a máxima participação com o todo. Isto é a Individualidade dentro da Unidade da vida. Outrossim, tal proeza, tem como " fio de Ariadne" o Amor, como núcleo preponderante da função sentimento e se amo a mim mesmo, amo o existir e venero O BOM COMBATE, condição esta, valiosíssima, para o empreendimento da VIAGEM ARQUETÍPICA DO HERÓI.

Em nosso cotidiano estamos mais atrelados ao pensamento do que aos outros aspectos da mente, e isto, nós entendemos como sendo um grande mal de nossa civilização, ao que Jung taxou, como sendo nossa grande neurose, a TEOMANIA, a unilateralidade da alma. Fator causal este, que ocasiona o encurralamento do indivíduo na sociedade moderna, tornando-o NORMÓTICO, aprisionado na "Caverna de Platão", na "teia de Maya".

Temos maciçamente, nos auto-sabotado, portando-nos como não merecedores do sucesso, da prosperidade, e ainda mais de percebermos "o reino misterioso de Deus" agimos invariavelmente, como galinhas ciscando no terreiro e dormindo empoleirados, enquanto estamos reprimindo em nossa corporalidade, em nossos sentimentos, um grande potencial de voar nas alturas, acima do cume das mais altas montanhas. Temos condições de suportar ventos fortes, misturar-nos ao azul do céu incomensurável e infinito, enxergando, visitando e misturando-nos às belezas e encantamentos das longínquas altitudes, como muito bem sugere Leonardo Boff, ao confrontar nosso potencial de transcendência em contraposição ao nosso engessamento na imanência.

Ficamos cedendo nosso lugar aos outros, querendo passar uma imagem de bonzinhos, como forma de sermos aceitos. Infrutiferamente postamo-nos, levando a sério, como os outros nos classificam, nos rotulam e nos consideram. Esta nossa tendência de corresponder à expectativa dos outros nos transformam em seres apáticos, vazios, tristonhos, deprimidos, sem energia e vida.

Quando ao contrário, assumimos uma postura de amor incondicional pôr nós mesmos, a configuração toda se transforma, a vida se enriquece literalmente. As sensações tomam todo um novo colorido, sentimo-nos inteiros, nossa vibração muda, ficamos bonitos, agradáveis, nutritivos, fortes despertos e felizes, os obstáculos transformam-se em academia de desenvolvimento de nossa totalidade. Transformamos as crises em oportunidades de desenvolvimento total. A águia alça seu vôo. Seguramos na mão de Deus e percebemos suas bênçãos, sua complacência, parceria e conivência, aí somos o filho pródigo que volta para a casa, Tornamo-nos fidedigna e verdadeiramente filhos do PAI CELESTIAL.

Requer-se estratégias e atitudes, quando queremos implementar e fazer consubstanciar as divinais e esplendidas virtudes, adrede sugeridas em nossas trilhas existenciais. Todos os pilares da doutrina da verdade, estampados nas religiões, na ciência, filosofia, artes etc. e tal, nos instruem e alertam, e o senso comum de igual sorte diz o mesmo, que é de se esperar, que para tanto, demandará por seu turno, autoconhecimento, bravura, resignação, esmero, paciência e diversos outros ingredientes e ferramentas, para operacionalizarmos o referido e magnânimo intento. É para poucos, "muitos são chamados, poucos serão escolhidos", já que a via é o "caminho estreito", xamânico, crístico, por assim dizer.

Quando este milagre acontece, sentimos intenso prazer com esta nova reintegração. Os dotes de nosso pai, agora os percebemos, como sendo nossos por uma condição de direito e merecimento, donde perdoamo-nos a nós mesmos tornando-nos venturosos e enobrecidos pela nossa trajetória, pelo entendimento de nossa ALQUIMIA, do laboratório desta CONSCIÊNCIA OCEÂNICA, soberana, onipotente e infinita. A onda balança na ternura do embalar do mar, consciente de que ela também é o mar, donde nos deixamos sermos tomados pelo aspecto crístico/pentecostal, enxergando a realidade com o olho que vê tudo, como querem e pregam e referendam os bem amados mestres e avatares, já que SOMOS TODOS UM SÓ COM o Pai, com o Filho, através do Divino Espírito.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor João Jarnaldo de Araújo   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa