Tratando melhor o seu EGO




Autor Fernanda Luongo
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/2/2011 12:15:29 PM
O Ego é um instrumento pelo qual se manifesta a essência divina que trazemos dentro de nós. Ele é o piano, a guitarra, o saxofone, e é através dele que são produzidas as canções: belas, elevadas e celestiais ou terríveis, baixas e infernais a depender da frequência e sintonização.
O Ego não vai desaparecer, e tampouco calar-se enquanto você estiver habitando este corpo terreno e desfrutando de uma experiência no plano da matéria. Não, isso não vai acontecer. Não é este o propósito para o qual ele foi projetado.
Negar a existência dele não fará de você uma pessoa mais inteligente, muito menos humilhá-lo, agredí-lo e ferí-lo. Muito pelo contrário, estas atitudes se adotadas, poderão ser drásticas o suficiente para fortalecê-lo e encorajá-lo a uma rebelião. E fruto desta rebelião serão o caos, a dor e o sofrimento.
Como uma criança que acaba de nascer e depende dos pais (principalmente da mãe) para sobreviver, assim é o Ego. Só que tão logo entra na adolescência ele já tenta passar a impressão de maduro, de dono de si, e ele fica tão bom no papel de figura responsável que acabamos ludibriados por seus devaneios e quase ficamos convencidos de que ele é auto-suficiente. Mas ele não é. Ele é apenas o instrumento, e ele precisa do músico para ser tocado. Ele é apenas a criança e precisa dos pais para sobreviver no mundo. Ele é dependente e sem a essência divina, sem o músico, ele não passa de um instrumento oco e morto com potencial de se tornar um belo canal das mais extraordinárias canções.
Se eu negar a existência do meu violão jamais serei capaz de produzir um som, e se eu pular e pisar em cima dele vou danificá-lo, e os sons que for produzir a partir de então estarão completamente distorcidos.
Então, de uma vez por todas, eu tenho que compreender que devo tratá-lo com carinho. Que devo cuidar dele. Devo cuidar da melhor forma possível de sua preservação, pois disso depende a excelência de minhas composições. Ele precisa estar em bom estado para que eu possa produzir lindas canções e compartilhá-las com outros "músicos andantes".
Então, sugiro que abramos mais espaço para cuidarmos de nossos Egos, destes instrumentos que estarão conosco até o último suspiro de nossos dias.
Sugiro que todos os dias tiremos algum tempo para conversarmos com ele e anotarmos as suas queixas, nos darmos conta de seus anseios e nos doarmos um pouco no sentido de fazê-lo sentir-se amado.
Separei 10 itens para serem avaliados diariamente. Oras, se você tem um filho pequeno creio que tenha certas obrigações, como alimentá-lo, educá-lo, vestí-lo, amá-lo, colocá-lo pra dormir, levar para a escolinha e etc... Nós somos seres de hábitos e é interessante que incluamos hábitos positivos em nossas vidas em detrimento dos negativos.
Quando chegar em casa e estiver um pouco mais relaxado com roupas mais confortáveis, livre de afazeres e dos pesos do trabalho diário, vá para o banheiro lavar o rosto e olhe-se no espelho por um momento. Enquanto se olha avalie as seguintes questões:
1. SATISFAÇÃO: Pergunte se você está satisfeito com tudo o que fez neste dia;
2. EMOÇÃO: Como você está se sentindo? Existe alguma tristeza, arrependimento, amargura? É como outra pessoa? É com você mesmo?
3. SEGURANÇA: Perceba se você está se sentindo seguro ou inseguro e a razão que o motiva a sentir-se assim;
4. TRANSFORMAÇÃO: Há algo que você está querendo mudar? Existe alguma corda arrebentada neste violão? Existe algum padrão que está colocando em risco o bom funcionamento deste instrumento?
5. COMPAIXÃO: Converse consigo mesmo. Mostre a este Ego que ele não está só, e que ele pode contar com a essência divina que o vivifica. Demonstre sua compaixão para com as dificuldades "dele", e se proponha a estudar uma solução para seus desafios.
6. ACONCHEGO:Eu me sinto confortável ou desconfortável comigo mesmo neste momento? Aconchegue-se. Abrace-se. Conforte-se.
7. LIMPEZA: Lustre este instrumento, limpe-o e mostre que você esta aí. Perscrute todos os territórios egóicos e veja o que é que está precisando de reparos.
9. AMIZADE: Cuide bem do seu ego, transforme-se em seu melhor amigo. Ensine seu ego. Tenha paciência com ele.
Aprimore-o dando exemplos e não apenas coordenadas.
10. AMOR: E o principal: Ame-o!
Cuide bem de seu Ego para que possas transformar em obras primas as canções potenciais que repousam em teu interior!









Musicoterapeuta formada pela FMU (SP), cantora com mais de 20 anos de carreira, e escritora com publicações no Brasil e em Portugal. Atua com musicoterapia clínica, oficinas vocais com enfoque terapêutico e eventos de arte e saúde integrativa. Seu trabalho une arte, ciência e espiritualidade, sempre com a escuta como base do cuidado. E-mail: fernanda_luongo@hotmail.com | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |