TRATANDO OS ANIMAIS HUMANAMENTE



Autor Ernesto Ruben de Oliveira Júnior
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 4/1/2008 4:38:46 PM
HOMEOPATIA
Esta doutrina médica foi fundada por Samuel Hanemann na Alemanha no século XIX, e se espalhou rapidamente pelo mundo.
De maneira simples pode ser definida como método terapêutico de semelhança sintomática, isto é, de um lado temos uma série de sintomas que expressam uma doença e de outro lado, um grupo de sintomas causados por uma droga no corpo humano sadio. Hahnemann verificou a partir daí que uma determinada droga uma vez ingerida por uma pessoa sadia provoca determinados sintomas, e que esta mesma droga diluída, preparada e energizada homeopaticamente poderia ser usada em uma pessoa doente com sintomas semelhantes, levando-a a cura.
Este fenômeno de cura, no entanto, não se passava simplesmente num plano físico,
mas dinâmico-energético, e que nas altas diluições não mais se encontra a substância material originária, mas sim a parte puramente energética de sua natureza.
Em relação aos animais, o próprio Hanemann afirmava que os animais expressavam os sintomas de suas doenças tão claramente quanto os homens; eles não podem falar, mas as alterações no seu exterior e em seu comportamento servem como uma linguagem perfeita, com a vantagem de não exagerarem ou omitirem na manifestação de sua dor, como o homem costuma fazer.
ACUPUNTURA
Faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, que é embasada em uma milenar filosofia oriental, que difere muito do modo ocidental de pensar e agir.
A Medicina Tradicional Chinesa procura tratar a desarmonia que originou a doença no indivíduo (neste ponto se assemelha à homeopatia) e não isolar um agente causador para simplesmente destruí-lo, ela procura ajudar o corpo a restaurar a harmonia.
Baseiam-se em princípios tais como: YIN e YANG, interdependência, crescimento e decrescimento, teoria dos cinco elementos (fogo, terra, água, madeira e metal), fatores emocionais, fatores externos (vento, frio, calor, secura e umidade) e nos canais energéticos.
Os pontos de acupuntura (onde se coloca a agulha) se situam sobre os canais que se localizam abaixo da superfície do corpo, em lugares anatômicos próprios que representam os pontos no qual o fluxo de energia dentro dos canais pode ser ajustado com o objetivo de se promover a harmonia.
Nos animais, já era utilizada na antiga China, e no ocidente vem sendo usada com grande êxito.
É bom acrescentarmos que em determinados casos, a associação acupuntura-homeopatia e até mesmo com a alopatia é muito interessante.
Ernesto Ruben









BUSQUE A LUZ A TODO O MOMENTO E VERÁ UM MUNDO BRILHANTE! E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |