Menu
Somos Todos UM - Home

Tristão e Isolda

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor João José Baptista Neto

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 4/27/2008 2:12:21 PM


Tristão e Isolda

do Site: link
Tradução autorizada




Palavras Iniciais

Dentre os mais famosos contos relacionados com a Corte de Arthur se encontra o romance de Tristão e Isolda, perdendo em popularidade somente para o de Lancelot e Guinevere.

Para os que se interessarem, informo que existe a obra em Português editada pela Editora Freitas Bastos.
______¨_________¨_________¨_________¨_________¨______


Tristão

Também conhecido como ‘Tristram’ significando ‘triste’, assim nomeado devido a perda de sua mãe no seu nascimento. Tido como nascido num local conhecido como ‘Lyonesse’.
Acreditado ser filho de ‘Elizabeth de Lyonesse’, e ‘Rei Melodias’.
Em outras lendas Arthurianas é tido também como filho da ‘Demoiselle Branca Flor’ e ‘Rivalin de Parmenic’ e também sobrinho de ‘Mark, rei da Cornualha’. Companheiro de ‘Dinadin’ e ‘Segwards’ em algumas das lendas.
Era também descrito nas sagas de ‘Tristão e Isolda’ como sendo filho de ‘Blenzibly’.
Após a perda de sua terra natal, Lyonesse, é dito que Tristão se mudou para corte de seu tio. Foi casado com ‘Iseulta da Bretanha’, e é acreditado que seu interesse amoroso pela sua tia ‘Isolda’, a esposa do rei Mark, seu tio, ter sido devido a um encantamento. Malory descreve Tristão como sendo sobrinho de ‘Andred’.
Entre seus primeiros feitos como membro da corte, é dito que Tristão matou ‘Morholt’ durante um desentendimento familiar que surgiu como resultado do rei Mark ter jurado aliança a ‘Angwish’, Rei da Irlanda, irmão de ‘Morholt’ e pai de Isolda. Desse encontro é dito que Tristão foi ferido por ‘Morholt’, que tinha espalhado veneno em sua espada. É dito que essa foi a primeira vez que Tristão viu Isolda. Dentre outros de seus primeiros feitos Tristão foi à Irlanda trazer Isolda de volta para a corte de seu tio.
Em seguida a revelação de amor adúltero Tristão se mudou para a corte de Arthur, e era dito ter sido um nobre Cavaleiro, e ser de grande força e valentia somente ultrapassada pela de Lancelot. Após algum tempo na corte é que Tristão foi à Bretanha onde encontrou sua esposa, mas o encantamento continuava e ele voltou para a sua tia. É dito que Mark atacou e feriu Tristão como resultado de um encantamento obtido com a ajuda de ‘Andred’, auxiliar de Mark em algumas das lendas do Graal.
Quando Tristão foi mortalmente ferido por Mark e seus auxiliares, fez Isolda saber que ele deveria saber quando ela chegasse avistando uma vela branca. Quando o barco chegou sua esposa, ‘Iseulta’ foi até Tristão e disse-lhe que ao invés da vela que ele esperava havia uma preta. Tendo mentido para ele, dando a entender que Isolda não tinha vindo como ele tão desesperadamente desejava, Iseulta viu seu marido morrer supostamente de uma decepção amorosa, uma morte que foi seguida em breve pela de Isolda ao saber o que tinha acontecido. É dito que a esposa de Tristão cometeu suicídio por culpa e arrependimento por suas ações.
O amor comum e palaciano revelado no relacionamento de Tristão e Isolda é visto como um que é comparável ao de Lancelot e Guinevere. O desdobramento de seu amor foi bastante explorado durante o décimo segundo século com o crescimento da popularidade dos romances Arthurianos Anglo-Normandos, particularmente pelo poeta ‘Thomas1’. Ênfase foi colocada numa nobre caracterização de Tristão, altamente experiente na arte do amor palaciano. Escritores posteriores tentaram empobrecer o relacionamento, ressaltando mais a poção, e a atitude vingativa de Mark. Em uma versão é dito Mark ter enviado sua esposa para uma colonia de leprosos como uma punição e assim se dá início a apresentação de uma obra moralísta de sua união, sendo o expoente máximo a obra de ‘Tennyson’ entitulada ‘O Último Torneio’.

Isolda

Também conhecida como ‘Isolda da Irlanda’, ‘A Bela-Dama Isolda’, e ‘Ysolda a Bela’.
A heroína do romance Normando Arthuriano. Filha de ‘Angwish’, Rei da Irlanda. Acreditada ser a esposa do ‘Rei Mark da Cornualha’. ‘Tristão’’, seu futuro sobrinho, foi enviado à Irlanda por Mark para pegar Isolda a fim de se casar com ela. Todavia Isolda e Tristão tornam-se amantes depois que bebem uma ‘poção do amor’, a qual era supostamente para o casal.
O relacionamento continuou após o casamento de Isolda e Mark. Os dois amantes fogem para a floresta. Mark finalmente perdoa Isolda, mas Tristão foi expulso da Cornualha. Era dito que a poção foi preparada pela mãe de Isolda, arranjada por ‘Brangaine’, aia pessoal de Isolda. É dito a seu respeito ter morrido de paixão ao ouvir a notícia da morte de Tristão.
Também é reputada ter sido o amor desejado de ‘Palomides’.
O nome ‘Isolda’ tornou-se muito confundido com ‘Isolta’ em consequencia do escritor Malory ao reescrever o romance Arthuriano.

Visite o site link

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor João José Baptista Neto   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa