Ultrapassando as barreiras do medo e indo além



Autor Teresa Cristina Pascotto
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 08/10/2010 11:54:54
Medo. Quem não tem? Todos nós, com certeza temos. O problema não está em tê-lo, mas no que fazemos quando o sentimos. Na grande maioria das vezes, nossa reação é de recuo diante de algo que nos assusta. Recuar é o problema. Existe um recuo saudável, desde que seja apenas para dar uma "pequena distância" do medo, no momento em que ele ocorrer, para que possamos "tomar fôlego" e então enfrentá-lo. um pouco de medo é bom, se não tivermos pelos menos um pouco de medo, não respeitamos os desafios, ficamos nos achando muito poderosos e não temos uma atenção aos riscos que a vida apresenta. Sempre há riscos, então se estamos diante de algum risco e sentimos medo, este apenas nos deixará em estado de alerta, para que possamos estar o mais focados e presentes possível, para então realizarmos nossos intentos, com cuidado, atenção, discernimento e sabedoria. Porém, falo aqui do medo que nos trava, aquele que nos faz recuar e desistir.
Alguns poderão dizer: eu não tenho esse medo, enfrento tudo na vida. Mas é impossível uma pessoa - que não tenha verdadeira autoconsciência - não ter temor diante de determinadas situações mais desafiadoras. O que ocorre, é que essa pessoa ou evita desafios que a atemorizem ou sente um grande medo nessas situações, mas "finge que não sente e se anestesia" para poder enfrentar a situação. Mas garanto que o medo está lá, oculto, limitando-a, enquanto ela acredita que está fazendo de tudo para alcançar seu objetivo, corajosamente, mas tudo dá errado e ela não o alcança. O pior mecanismo de auto-sabotagem é proveniente do medo oculto. As pessoas que reconhecem seu medo estão mais próximas de superá-lo do que as pessoas que o negam.
Mas o que fazer para superar essa força destrutiva?
ACEITAÇÃO! Esta é a fórmula mais poderosa que existe para solucionar tudo em nossa vida.
Reconhecer e perceber o medo é o primeiro passo. Diante de alguma situação, em que desejemos avançar, mas o medo se manifestar nos travando, devemos senti-lo, permitindo que se manifeste o mais integralmente possível, mesmo que venhamos a sentir sensações horríveis. Garanto que, se deixarmos que ele emane livremente, a partir de nossas entranhas, e se ele for ACEITO e acolhido, logo seu excesso começará a se dissipar. Porém, ele ainda existirá, mas com menos intensidade. Nesse momento, ainda sentindo-o, deveremos tomar a decisão de ir além dele. Sim, podemos estar dentro de uma sensação apavorante e mesmo assim tomarmos a decisão de prosseguir, de ultrapassarmos essas barreiras. Uma fala interna nesse momento, como reforço, seria esta: estou sentindo um medo extremo, estou consciente de sua existência, percebo-o fazendo uma barreira contra mim, mas estou determinado a ir além, mesmo com ele presente. Posso fazer isso, sem me livrar do medo, posso aceitar sua manifestação enquanto prossigo, sei que posso passar por esta cortina intensa e perigosa que ele faz e que me limita, pois sei que logo além dela, está o que quero alcançar.
A solução é sentirmos o medo e, ao invés de recuarmos e desistirmos, tomarmos a decisão de assumi-lo e usá-lo como um aliado e prosseguir, mas com muita consciência do que estamos fazendo.
Sei que só de imaginar essa possibilidade, muitos podem tremer de medo. Mas "quem ou o que" ele é em nossas vidas? Ele não é real, é apenas uma densa energia que se avoluma e se intensifica dentro de nós, cada vez que tememos o próprio medo ou cada vez que fingimos que ele não existe. Ele é ilusão, é algo que criamos dentro de nós como um mecanismo de defesa. Se nós o criamos, é porque temos como desativá-lo.
Quando resolvemos ir em busca de algum sonho, ideal ou projeto em nossas vidas e partimos para a ação, no sentido da realização dos mesmos, inevitavelmente depararemos com a velha barreira do temor que se manifestará. Claro, nosso Ego sempre tentará eliminar toda e qualquer possibilidade que tenhamos de nos realizarmos plenamente - auto-sabotagem pura -, pois esse tipo de realização acontece a partir de nossa alma e o Ego não quer perder o poder e, para isso, lança mão de seu recurso mais poderoso para nos segurar: o medo. Então, diante de uma situação similar, o que devemos compreender é que, se ele aparecer, será um indicador de que estamos no caminho certo, que nos levará às nossas realizações. Portanto, basta apenas aceitá-lo e decidir ir além. Como já disse, não devemos esperar que ele vá embora, para então prosseguirmos, minha proposta é que prossigamos com o medo.
Os resultados serão maravilhosos, posso garantir, falo isso pelos resultados positivos que percebo em meus clientes quando os oriento nesse sentido e por minha própria experiência. É possível sim. Já passei por muitas situações em que senti um medo muito grande se manifestando - e confesso que não é nada agradável -, mas o aceitava, enquanto dizia: ok medo, eu o sinto, o percebo, o aceito. Eu até agradeço a sua existência neste momento, pois me mostra que estou no caminho certo, senão você não estaria aqui se dando ao trabalho de me impedir e, ainda, posso usá-lo, para estar mais atenta ao que de verdade acontece comigo e à minha volta, enquanto prossigo em meus intentos, para ser cada vez mais assertiva e sábia em minhas ações, pensamentos e decisões. Decido ultrapassá-lo e ir além!
Eu só consegui chegar até onde estou hoje, porque passei por isso várias vezes, com ACEITAÇÃO. Fui e vou além do medo, sempre que ele se manifesta em minha vida.









Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |