Menu
Somos Todos UM - Home

Uma das maiores causas de demissões

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Suellen Barone

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/3/2017 5:34:35 PM


Leia isso!
E me diga se você identifica essas situações.


Maria me procurou, pois queria uma promoção. 
Não, eu não a era a sua chefe. Ela me encontrou no LinkedIN ao procurar uma especialista em Inteligência Emocional. A sua queixa? Estava vivendo algumas dificuldades de relacionamento no trabalho e, de acordo com a sua percepção, e também graças a alguns feedbacks de seus superiores na empresa, o seu temperamento estaria lhe atrapalhando a alcançar a tão sonhada promoção


João era excessivamente ansioso. Tinha crises que lhe tiravam o ar. Estava sempre super atento a tudo o que acontecia ao seu redor e para cada palavra de algum colega ele tinha uma interpretação duvidosa. Achava que poderiam estar armando contra ele ou que cada frase era uma indireta, uma crítica ou uma alfinetada. Vivia sobressaltado. E toda semana ficava doente.

José era extremamente competente. Um sujeito proativo e que tinha ideias inovadoras. Queria, claro, implementar todas o quanto antes. Não entendia quando suas ideias não eram colocadas em prática, nem aceitava um não. Quando o coordenador lhe dizia para esperar o momento certo para colocar a ideia em prática, José ignorava. Procurava diretamente o gerente. Recebendo outro não, ia direto no diretor. Em algumas empresas, a tática até funcionou. Só que um dia José encontrou um chefe que se importava demais com o respeito ao próximo e, ao invés de supervalorizar as ideias brilhantes de José, reparou mesmo foi no seu modo de interagir com os colegas. Percebeu a arrogância e o desrespeito em seu comportamento e, experiente, previu os problemas que José poderia lhe causar caso um dia chegasse a ocupar um alto cargo de chefia em sua empresa. Para ele, a instituição deveria, antes de tudo, valorizar o clima, o respeito, a colaboração. Não havia espaço para José, ali, naquele momento.

Ana é extremamente inteligente e sempre foi aluna número 1. Seu currículo é  impecável, educada, trata todo mundo bem e é muito querida. Ana, porém, é tão certinha que precisa que tudo ocorra dentro do planejado. Lida muito mal com frustrações. Ainda não desenvolveu o jogo de cintura necessário para a função que exerce. Ana, no entanto, não descarrega nos colegas ou subordinados a sua raiva ou estresse. Mas como válvula de escape, ela corre pros doces e engorda. E depois sofre, deprimida, por não se sentir bem consigo mesma. Isso quando não reprime tanto as suas emoções que adoece. Dores no corpo são comuns e não há médico que dê jeito.


Achou esses casos familiares? Pois estamos falando de um dos fatores que mais causam demissões e impedem o sucesso de profissionais promissores. 
A falta de Inteligência Emocional cai como uma bomba no ambiente de trabalho.

Não adianta a melhor técnica, se o seu temperamento te boicotar! Os melhores líderes são enfáticos ao dizerem que conhecimento técnico qualquer um pode aprender, agora, mudanças reais de comportamento levam tempo e demandam esforço. Então, para muitos chefes, é melhor contratar alguém com potencial de aprender, mas que tenha equilíbrio emocional e saiba lidar com tranquilidade com os diversos desafios que lhe apareçam, seja na questão de convivência, seja em desafios ligados à estrutura da instituição mesmo, do que ter um gênio indomável na equipe, cujos resultados são proporcionais aos estragos que podem causar.
 
Está ficando convencido a respeito da necessidade de você conhecer cada dia mais as suas emoções e começar a implementar mudanças positivas em seu comportamento? São essas mudanças que vão te levar para um outro nível profissional E pessoal.
Diz pra mim se não vale a pena?
 
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Me segue no Instagram e assina meu canal no Youtube. Ah, também to no Facebook. @Neurodicas


Te encontro lá! 

Beijo, Suellen

Se você tem interesse em aprender mais sobre as suas emoções, após muito estudo e muita pesquisei eu selecionei as 100 melhores dicas sobre Inteligência Emocional e Neurociências e as compilei no meu e-Book '100 Neurodicas para Inteligência Emocional' que você pode comprar com poucos cliques, acessando www.neurodicas.com .


Suellen Barone
Treinadora | Palestrante | Coach | Escritora - Autodesenvolvimento / Relacionamentos / Inteligência Emocional / Neurociências
Me siga nas redes sociais
Instagram: @Neurodicas
Facebook: Suellen Barone – Neurodicas
YouTube: Suellen Barone

Linkedin: Suellen Barone
Periscope: Suellen Barone - Neurodicas



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Suellen Barone   
Coach de inteligência emocional em relacionamentos, especialista em neurociências e jornalista.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa