Uma das soluções para os seus problemas de auto-estima!



Autor Paulo Valzacchi
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/10/2006 8:44:58 PM
Elogie mais, critique menos
Era uma manhã de Segunda-feira. Lá estava eu, de pé e preparado para mais um dia de trabalho. É claro que, numa Segunda-feira, a preguiça parece fazer parte integral de nosso ser. Começamos o dia desmotivados e sem nenhuma vontade de seguir adiante, mas justo naquele dia eu teria logo de manhã uma lição inesquecível.
Ao entrar na empresa, deparei com uma senhora que olhou fixamente para mim. Como retribuição dei aquele "bom dia" mirrado, como se fosse mais uma obrigação do que realmente uma oferta de um bom dia mesmo.
Aquela senhora de cabelos grisalhos, com sorriso doce, olhou para mim e me perguntou se eu era o Dr.Paulo. Naquele instante, consenti com um rápido meneio de cabeça que sim. Ela olhou e me falou: mas o senhor é tão jovem e tão bonito, imaginava que o dono desta empresa fosse um senhor de idade... e continuou me parabenizando pelo excelente trabalho e por tão simpático que eu era.
Naquele mesmo instante, já tomei uma postura diferente. O meu obrigado parecia mais com a sonoridade de um locutor de rádio; endireitei a coluna, ajeitei a camisa e fiquei um pouco sem jeito; agradeci o elogio e acompanhei aquela adorável senhora até a recepção; tomamos café juntos e agradeci o ótimo dia.
Quando cheguei dentro da empresa, dei um sonoro bom dia a todos os funcionários, tomei um excelente café, estava mais dinâmico e muito mais tranqüilo.
Nunca havia percebido como um simples gesto de elogio podia transformar o nosso dia, de um encolhido e desanimado ser, passei em instantes a uma pessoa mais dinâmica, alegre e tranqüila.
Percebi que lá estava um dos ingredientes fantásticos para que nós possamos nos sentir melhores e que usando o mesmo ingrediente podemos fazer outras pessoas ficarem melhores.
Refleti, então, qual foi a última vez que elogiei alguém, e eu pergunto a você:
- Qual foi a última vez que você deu um elogio a alguém?
Bem, mesmo fazendo uma profunda regressão, faz muito tempo que não elogiamos alguém e, sem ofertar, fica difícil recebermos também.
Lembrei-me, então, de uma palestra que havia dado dias atrás, cujo tema era: Para receber o melhor, dê o melhor de você.
Contei o como era importante ofertar um sorriso, um elogio, mesmo que simples: a comida da esposa, um dever cumprido, uma roupa ou um cabelo diferente... Quantas e quantas oportunidades temos de fazer isso, mas por que será que é tão difícil?
Hábito, apenas hábito.
Hoje, eu não poupo elogios, passei a escutar mais e a aceitar mais as pessoas; ver de uma maneira diferente as pequenas coisas da vida e aprendi que elas fazem uma grande diferença. Assim, substituir uma crítica por um elogio é maravilhoso. Na verdade, a nossa infância foi regada por palavras como: mole, fracassado, não se meta, você é criança, infantil, não faz nada certo e muitas outras palavras. Isso minou a nossa capacidade de ofertar algo de bom.
Então, nesse momento, dê a volta por cima, elogie o seu parceiro, a sua parceira, sua mãe, seu pai, um amigo ou irmão.
Dê um abraço, aquele abraço despretensioso; diga a sua mãe ou pai que você o ama ou a ama, ponha para fora o sentimento de gratidão pela vida; oferte aquilo que você tem de melhor e eu tenho certeza que o Universo lhe dará as melhores oportunidades da vida.
Um forte abraço e não se esqueça: ainda dá tempo...
Visite nosso site, clique no link: www.autoconhecimento.valzacchi.com.br
Em breve, estaremos com o lançamento de nossos cursos.
Dr.Paulo Valzacchi é Biomédico, palestrante e professor especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de autoconhecimento.
Este texto é um dos temas de suas palestras e cursos.
Contato: [email protected]
* Os créditos acima sempre devem acompanhar o texto *
-------
A U T O R I Z A Ç Ã O D E P U B L I C A Ç Ã O
O texto acima pode ser publicado gratuitamente como colaboração para
seu site, revista, jornal, ou e-zine, desde que o conteúdo seja mantido na íntegra, inclusive, os créditos do autor, que permanece com todos os direitos autorais.
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 9




Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |