Uma longa caminhada começa com um pequeno passo




Autor Andrea Pavlo
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 4/14/2025 3:54:42 PM
Lembro daquele dia em 2000. Eu sentada no carro com a minha amiga dizendo "ah, eu queria fazer psicologia, mas são cinco anos estudando, é muito tempo". Eu tinha acabado de completar 24 anos. Minha amiga me olhou bem nos olhos e disse "Amiga, o tempo vai passar você estudando ou não. Pelo menos, em cinco anos, você será psicóloga". Aquele foi um momento "with a litlle help from my friends" que mudou tudo. Aquele foi o empurrão que faltava e, no ano seguinte, entrei na faculdade.
Eu não poderia imaginar o quão certo era aquele caminho. Conclui o curso em 2005 e este ano completo 20 anos de formada e de psicóloga. Tive altos e baixos, amei e odiei a profissão muitas vezes, mas cá estou eu: uma carreira sólida, uma vida confortável e muito trabalho para trás e para a frente.
No final de fevereiro eu e meu marido decidimos nos mudar de apartamento. Naquele dia a ansiedade começou a pegar e só pensei "Só queria acordar e estar tudo pronto". E ontem, quando assistíamos um filme no nosso novo apartamento eu falei para ele "esse é o momento que eu esperei por quase dois meses, tudo está pronto". Claro que nenhuma das duas coisas, nem virar psicóloga e nem mudar de apartamento foram fáceis e pouco trabalhosos, mas funciona.
Tirando a parte que casa sempre tem algo para fazer e me torno cada dia mais psicóloga cada dia que passa, estes foram momentos de conclusões. Foram finalizações de um ciclo e início de outro. E lá, no começo, eu poderia ter simplesmente falado uma "não obrigada". Não obrigada a uma nova profissão - eu já tinha um diploma de publicidade e propaganda. Não para uma nova casa - eu já estava numa boa casa. Aqui é o velho ditado "o bom é inimigo do ótimo" e se nos acomodarmos ficaremos para sempre no mesmo sofá, com a bunda marcando sem ter conquistado nada na vida.
A vida, essa danadinha, pede e exige movimento. Tudo o que fica parado morre, definha, adoece mesmo que fazer as mudanças necessárias seja tão custoso e trabalhoso. Não tem jeito, o que está ruim - ou até mesmo medíocre - precisa de movimento. O que já existe ou até já está bom, também. Assim é a nossa evolução, o nosso aprendizado.
E, para fechar esse texto, ontem a noite sonhei que estava me formando. Não sei exatamente no que, mas me lembrou muito aquele dia 2000, no carro da minha amiga. Com uma pequena ação, uma grande montanha se movimentou. E não é nada de mais, só um bom arroz com feijão, repetido à exaustão. A vida é mais simples do que parece que tudo começa com um pequeno passo.
Qual é o pequeno passo que você vai dar hoje e que poderá mudar toda a sua vida no futuro? Pense nisso.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Andrea Pavlo Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |