Uma luz na escuridão da vida
Atualizado dia 2/11/2020 9:43:13 PM em Autoconhecimentopor Paulo Tavares de Souza
Como dizia Confúcio, enquanto o sol não brilhar é preciso acender um vela na escuridão. Você só poderá mudar esse cenário trevoso com ações positivas, sem reclamar ou desanimar, portanto, deixe a inércia para os sonhadores, coloque os pés no chão e enfrente a realidade.
Não importa se você vive em uma condição miserável, deixar de olhar para essa realidade não irá mudá-la. Ficar sonhando com coisas melhores também é inútil. Se o que o Universo está lhe oferecendo é muito pouco, lembre-se da parábola dos talentos e multiplique esse pouco para que você possa ter acesso a coisas maiores.
Se o que restou para você foi esse cômodo apertado, mantenha-o limpo, melhore o ambiente que a Vida está lhe oferecendo, transforme esse espaço em algo sagrado, com flores e ornamentos, deixe tudo sempre higienizado e organizado. Seja grato, a gratidão é uma ferramenta de multiplicação, acredite, muito rapidamente você será recompensado com um lugar melhor para viver. Reclamar, esmorecer e revoltar-se com a realidade é uma atitude burra, semelhante àquela do homem que enterrou o seu talento.
Sei que existem aqueles que estão no topo da montanha com expressões de realização e plenitude, mas para chegarem ao cume eles tiveram que subir essa mesma montanha. Lá no alto, de fato, a visão é ampla, o ar é mais puro e um sentimento de êxtase domina a alma.
São os vencedores e eles merecem estar lá, pois enfrentaram a dor e o desânimo, suportaram desconfortos, dificuldades e seguiram firme em seus propósitos.
Uma vida sem autodisciplina é uma vida inútil, sem progresso, é como se parássemos em algum ponto da montanha e ali ficássemos por toda a existência. O que talvez não soubéssemos é que a Roda de Samsara no colocará diante das mesmas dificuldades, até entendermos que a preguiça é uma forma de rebeldia.
É preciso escolher qual o tipo de sofrimento que queremos suportar, o sofrimento provocado pelo esforço da manter-se dentro de uma autodisciplina ou o sofrimento provocado pelo arrependimento.
Acredito que seja a primeira opção, pois não existe dor pior do que a dor moral.
Não perca tempo com sonhos e esperanças, reconcilie-se consigo mesmo, faça o que você pode com os recursos que possuir e não procrastine mais. A vida não tolera desaforo, todo o Universo está do seu lado, cheio de planos para você, esperando apenas um atitude de sua parte no sentido de colocar a própria vida em movimento. Não queira mudar nada, apenas entre em sintonia com aquilo que lhe agrada, seja a riqueza, o poder, a beleza, o amor, qualquer coisa, tudo estará ao seu alcance quando você substituir a reclamação por ação.
“Deus está conosco até o pescoço”. (Vitor Martins)
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 29
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |