Uma nova consciência humana e corporativa



Autor Centro de Biodanza Rio
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 23/11/2008 00:48:58
Esta consciência existe apesar de várias notícias veiculadas na mídia nacional e internacional sobre os descuidos pela vida por parte de alguns homens. Outras notícias existem, além de outros homens, que buscam cuidar do amanhã enxergando a construtividade hoje, no aqui-e-agora, tornando sonhos em realidade pelas ações tomadas, beneficiando o homem e o meio ambiente em que vive. Uma compensação mais do que justa em benefício da humanidade, diante de vários pensamentos e modo de ações do ser humano, comprometido com a vida.
As críticas construtivas debatidas em congressos, fóruns, cimeiras, entre outras oportunidades criadas nos países desenvolvidos e em desenvolvimento (antes eram chamados de subdesenvolvidos), grupos sociais ou empresariais e contrárias aos modelos econômicos arcaicos, trazem esperança e alento quando acompanhadas das ações de mudanças e transformações favoráveis à vida como um todo que, quando aplicadas, afetam positivamente estatísticas de entidades internacionais: Organização Internacional do Trabalho - OIT, Organização Mundial da Saúde - OMS, Organização das Nações Unidas – ONU, entre outras.
Minimizar distâncias econômicas e produtivas entre países ricos (potências industrializadas e economicamente fortalecidas) e pobres (potenciais e economias em crescimento) é e será sempre um desafio constante que afeta o meio ambiente e vidas humanas que querem ser felizes.
A humanidade é mais feliz quando novas bases metodológicas são apresentadas e, após estudos, implantadas com justiça para o desenvolvimento econômico e social, envolvendo o meio ambiente, estrutura básica da vida.
O Protocolo de Kyoto, o convênio-marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática que entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, é um exemplo e um avanço no trato da vida. Acordado na cidade de Kyoto, no Japão, em 1997, o Protocolo que levou sete anos e aproximadamente dois meses para ser assinado tem como objetivo estabelecer metas para reduzir em 5, 2% até 2012 as emissões de gases como o dióxido de carbono e do efeito estufa por países industrializados.
Organizações Não-Governamentais – ONGs - e milhares de pessoas participaram com manifestações a favor do projeto em diversos países, dentre eles China, Coréia do Sul, Japão, Austrália, quando nas negociações de governos e comemorando no momento da entrada em vigor. O Protocolo foi ratificado por 141 nações, incluindo 34 industrializadas (entre as nações industrializadas mundialmente, apenas 30 estarão sujeitas às metas estabelecidas). A URSS assinou o tratado e impulsionou o projeto, complementando os 55% dos países responsáveis por gases poluentes e finalizando um dos maiores problemas enfrentados para que o Protocolo fosse assinado como projeto internacional.
O Brasil ratificou o tratado, mas por ser considerado país em desenvolvimento terá que se comprometer com metas específicas.
A ratificação do Protocolo é um resultado de que novos cenários Políticos, Sociais, Econômicos e Tecnológicos mundiais estão sendo percebidos. As pessoas bem informadas estão atentas e milhares delas se engajam na luta pelas mudanças e transformações, atuando na cidade, no campo, no estado, no país. E também dentro do mundo corporativo.
Com base no Sistema Biocêntrico as empresas que adotam a organização biocêntrica, colocam seus interesses em um universo compreendido como sistema vivo.
No mundo corporativo as organizações humanas, com pessoas engajadas nas mudanças e transformações, fazem as Empresas Conscientes ou Empresas Vivas que, quando incorporadas ao Sistema Biocêntrico, mais preponderantemente apresentam os seguintes fatores:
.Consciência ética.
.Consciência ecológica.
.Valorização da vida, das pessoas e de novas idéias.
.Organiza-se para aprender.
.Sensibilidade ao meio ambiente.
.Integrada ao ambiente.
.Prioriza o ser vivo.
.Entende seu papel no mundo.
.Consciência de sua identidade.
.Adequada Gestão de Finanças.
.Produção de bens e serviços para seu sustento.
.Flexibilização para mudanças.
.Visão de futuro compartilhada, na preservação da vida do planeta.
.Justiça, Verdade e Trabalho.
Conforme o ensinamento e a metodologia do Sistema Biocêntrico a empresa consciente ou empresa viva, é atuante organismo vivo inserido na vida motivando as transformações e mudanças sociais. E, conforme os planejamentos estratégicos, táticos e operacionais de Administração. Com qualidade investe, recebe e troca insumos, produtos, serviços, valores, idéias, sentimentos. Torna as organizações flexíveis, fluidas e criativas. Propicia grande capacidade de equilíbrio, administrando os desequilíbrios. Há integração das forças Yin e Yang. A força Yin, da emoção, feminina no cuidar da vida, nos valores de cooperação, amor, integração, união, espiritualidade e organização intuitiva. E a força Yang, da razão, masculina de ação criativa e transformadora na capacidade de investir e realizar.
O homem e as organizações humanas vivenciam a atuação do universo organizado em função da vida, a prioridade do ser vivente. O universo atuante estabelece a noção de sacralidade da vida e situa o respeito à vida como ponto de partida do comportamento humano. “O universo existe porque existe a vida e não o contrário”. A vida é um programa implicado que guia a construção do universo. Vivemos para criar vida no íntimo da vida. A grandeza da vida encontra-se no cotidiano, no trabalho, no prazer, no encontro entre as pessoas.
Fonte: texto com adaptações do site de Marcos Sousä.









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |