Upanishade Mundaka
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Autor Marcos Spagnuolo Souza
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/27/2008 4:34:55 PM
DEUS
Deus está além do pensamento humano e para além da família e da cor. Não tem olhos nem ouvidos; não tem mãos nem pés. É para sempre duradouro e onipresente, infinito no grande e infinito no pequeno. Ele é o Eterno, em que os sábios vêem a fonte de toda a criação. Como uma aranha emite o fio e desenha a sua teia, como uma planta brota da terra e os cabelos do corpo do homem, assim também toda a criação brota do Eterno.
O espírito da luz (Deus) não tem forma, nunca nasceu, está dentro e fora de tudo, paira radioso acima da vida e da mente, e para além de toda criação. Dele vem toda a vida e toda a mente, e os sentidos de todas as vidas. Dele vem o espaço e a luz, o ar e o fogo, e a água, e esta terra que nos contém todos. Dele origina os oceanos, as montanhas e os rios. Na verdade Deus é tudo.
Deus é radioso na sua luz embora invisível sendo a morada onde habita tudo o que move, respira e vê. Ele tem luminosidade própria e é mais sutil que a menor coisa. Nele se apóiam todos os mundos e os seus seres. Ele é a vida, a palavra e a mente. Ele é a verdade e a vida imortal. Ele é a meta que se deve almejar.
Em Deus estão entrelaçados o Céu, e a Terra, e todas as regiões do ar, e nele se apóiam às almas e todos os poderes da vida. Ele é o Único e a ponte para a imortalidade. É indivisível e puro, é a luz radiosa entre todas as luzes.
Deus é a mansão da verdade sendo incomensurável na sua luz e está fora do alcance de todo pensamento. Está longe, muito longe, e, contudo, está muito perto, abrigando-se no interior de cada alma. Não pode ser visto pelos olhos materiais, e as palavras não o podem revelar. Não pode ser alcançado pelos sentidos, ou pela austeridade ou ritos sagrados. É alcançado pela graça da sabedoria e pureza da alma. Pode ser visto indivisível, no silêncio da meditação.
DEUS E ALMA
Há duas aves, dois grandes amigos, que vivem na mesma árvore. Um come os frutos da árvore, e o outro olha em silêncio. A árvore é o corpo humano, os frutos são os desejos do corpo, o pássaro que usufrui os frutos da árvore é a alma. O pássaro que está sempre observando a alma usufruindo os desejos do corpo é Deus no interior de cada alma. Quando a alma deixa de se envolver com as energias do corpo e passa a observar Deus em seu próprio interior abandona o bem e o mal e, em sua pureza, vai para a unidade suprema.
A alma que conhece Deus torna-se Deus.
SABEDORIA SUPERIOR
A sabedoria superior é a que conduz a Deus. É ter consciência que Deus está no interior de cada alma.
Sabedoria superior é viver em pureza e fé na solidão da floresta. Sabedoria superior é ter paz e não desejar haveres terrestres, esse passa em radiosa pureza pelos portões do Sol (planetas superiores) até à mansão suprema onde o Deus está em Eternidade.
Deus quando é visto na sua imanência e transcendência pela alma os laços que acorrentam a alma no corpo são desatados, as dúvidas da mente desaparecem, e a lei do Karma não funciona mais.
SÁBIO
Sábio é aquele que está livre de todos os desejos.
Em encantamento silencioso, o sábio vê Deus na vida que arde em toda a criação. O maior sábio é aquele que fazendo todo o seu trabalho em devoção em Deus está sempre em paz e júbilo.
Os sábios percebem Deus no interior de suas almas, na sua gloriosa e pura luz.
Os sábios adoram Deus vivo e na morte ultrapassam a semente da vida.
MESTRE
No anseio por Deus a alma corporificada deve procurar com reverência um Mestre que vive os mundos sagrados e cuja alma tenha a paz de Deus. Toda alma corporificada que chega aos pés do Mestre com a mente e os sentidos em paz recebe do Mestre a visão de Deus, do Espírito da Verdade e da eternidade.
O CAMINHO
A verdade é o caminho que conduz às regiões da luz. Os livres de desejos viajam pelo caminho da verdade e alcançam à suprema mansão da Verdade.
A verdade é o libertar-se de todos os desejos e toda alma corporificada que possui o fim de todo o anseio, e cuja alma está realizada em Deus penetra na região da luz.
O caminho é eliminar os desejos ainda nesta vida.
Deus não é alcançado através de muitos estudos, nem através do intelecto ou dos ensinos sagrados. Não é alcançado pelos fracos, ou os descuidados, ou os que praticam uma austeridade errada; mas, os que estão livres de todos os apegos chegam até a morada de Deus.
SABEDORIA INFERIOR
A sabedoria inferior está nos textos sagrados e nas espécies de conhecimento que ajudam a conhecer o mundo em que vivemos.
LOUCOS
Mergulhados em plena ignorância, mas julgando-se sábios e cultos, os loucos correm, sem sentido, para um e outro lado, como cegos conduzidos por outros cegos. Vagueando pelos caminhos da imprudência, pensam os loucos: “Atingimos o fim da vida”. Nuvens de paixões escondem deles o além, e triste é a sua queda. Imaginando que os rituais e as dádivas de caridade são o máximo bem, o imprudente não vê o Caminho Supremo. Na verdade, recebe nos planetas superiores a recompensa das suas ações piedosas; mas, depois caem e vêm parar a terra ou a regiões mais baixas ainda.
A alma corporificada cuja mente se debate entre desejos e anseia por objetos do desejo, volta de novo à vida e à morte, de acordo com seus desejos.
MOMENTO DA MORTE
Todos os sábios que conhecem bem o sentido da vida, cujas almas são puras devido à renúncia, na hora da partida encontram a liberdade nas regiões de Deus e alcançam à vida suprema e eterna. Como os rios correm para o oceano encontrando a paz final, e o seu nome e forma desaparecem, assim também os sábios se libertam do nome e forma e entram no fulgor de Deus que é maior entre os maiores.
Referência: Os upanishade.
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