Valorizar a vida!




Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/28/2008 1:30:45 PM
Muitos indivíduos não compreendem porque vieram, o que fazem aqui e o que acontecerá após a morte do corpo físico. Entre estes, alguns são céticos, outros indiferentes, e um terceiro grupo são de materialistas convictos, ou seja, descrentes da imortalidade do espírito.
O que geralmente não sabemos, é que a valorização da vida passa pelo psiquismo equilibrado e direcionado para o aproveitamento de nossas potencialidades internas que não visam somente o crescimento baseado em valores materiais.
Não esqueçamos que os valores humanos, inerentes em nós, passam por valores indispensáveis para quem pretende evoluir de uma forma gradual, plena e harmoniosa que são os valores do espírito.
Perceber e analisar a vida somente pela ótica "racional" dos sucessivos acontecimentos, é desprezar ou subestimar a sua própria natureza que é direcionada para "fora", para a expansão do ser, e nunca para "dentro" no sentido do recolhimento da limitada visão que racionaliza e sufoca o crescimento individual.
Somos seres idealizados para a constante expansão de nossas consciências. E nesse sentido, sob o ponto de vista do avanço científico-materialista, evoluímos muito nos últimos séculos. Porém, falta-nos ainda, a metade espiritual para nos sentirmos plenamente felizes enquanto seres em jornada evolutiva.
Porque ocorrem suicídios, desencantos com a vida, desesperança? Justamente pelo desequilíbrio que ocorre entre a necessidade de evolução material e a necessidade de evolução espiritual do homem. Ainda não encontramos o "meio-termo" da balança vital. Ficamos à procura de respostas, esperando que estas cheguem o mais rápido para que possamos nos sentir aliviados de nossas angústias existenciais. No entanto, elas não chegam!
Não chegam porque as respostas encontram-se dentro de nós, esperando serem acessadas por sutis mecanismos que interagem entre a alma e o psiquismo humano. E somente perceberemos a sutileza, quando estivermos assumidos com os valores espirituais inseridos na nossa filosofia de vida.
As portas do autoconhecimento estão abertas para todos aqueles que sentem necessidade de acrescentar qualidade e novos valores à sua vida. O contrário: o fechamento, a clausura, leva-nos à inércia existencial, à penumbra e às sombras. Enquanto a abertura propicia-nos a entrada da Luz que ilumina consciências em expansão.
Precisamos, urgentemente, valorizar a vida sobre o planeta Terra. E a valorização passa pela tomada de consciência individual e coletiva, envolvente, transformadora, para que possamos garantir às próximas gerações de humanos, um pouco de qualidade de vida que ainda temos, somada à expectativa de que o processo não paralize. E que consigamos, através de nossos filhos, netos e bisnetos, dar continuidade à expansão consciencial que começamos a construir no presente.
Valorizar a vida é ter a consciência individual relacionada ao UNO, pois não estamos sós no universo e nem no educandário Terra. Valorizar a vida é assumir responsabilidades consigo mesmo, com o outro e com atitudes verdadeiras em relação à continuidade do processo vital no planeta. Valorizar a vida, acima de tudo, é despertar o amor por si próprio e por todos os seres que convivem conosco nas realidades dimensionais às quais pertencemos.
Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos









Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: flavio01bastos@gmail.com | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |