Velhice- ante sala da morte?



Autor Silvana Giudice
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 06/10/2010 11:24:34

"Todo mundo quer viver muito, mas ninguém quer ficar velho"
A certeza de que iremos morrer e a angústia daí decorrente, bem como o conhecimento de que vamos envelhecer, constituem o desassossego e sofrimento para grande parte da humanidade.
Que o digam a lenda e os esforços em busca da juventude e do elixir da longa vida....
Podemos entender a velhice como a fase da vida, em que ocorre uma perda da capacidade física e intelectual.
A aposentadoria no entanto também constitui em muitos casos o sustentáculo da questão. E agora?
O trabalho costuma ser para um número muito grande de pessoas uma atividade não prazerosa, e portanto é compreensível que muitos passem a vida sonhando com a aposentadoria.
Mas, quantos de nós não presenciamos casos de que após este dia tão sonhado, quanta angústia e depressão são somados agora a uma vida vazia e sem sentido?
Muitas são as razões pela qual a velhice está associada a sofrimento, mas na cultura ocidental uma é de forte impacto: não ser mais capaz de despertar amor a quem quer que seja, e isso é ocasionado pelo motivo pelo qual passamos uma vida inteira cultuando a juventude, a beleza física, o poder....e velhice é sinônimo de fragilidade, feiura, incapacidade.
Que valor estamos dando a tudo isso em nossa vida? "Se"..... chegarmos a velhice, que velho queremos ser?
Na velhice o egoísmo e o desamor tendem a aumentar se a vida esteve fundamentada em futilidades.
Se na juventude não nos damos reforços e valores consistentes, como conseguir conviver bem "consigo mesmo" na terceira, quarta idade?
São indiscutíveis as dificuldades do idoso, como o medo do desamparo, da existência, da demência, da solidão, da doença, mas também uma passagem para encontrarmos um novo fundamento para a vida. Caem valores antigos, surgem novos...
O que conta agora não é mais o que produzimos, mas simplesmente o SER....
Entretanto na terceira idade ainda muitas pessoas se tornam fecundas, inclusive para expressar talentos até então adormecidos através da música, da arte, da escrita...
Precisamos nos abrir para novas possibilidades e continuar fundamentalmente tendo objetivos. O importante é não fazer da sua ante sala um caminho para esperar a morte chegar.
A maioria das pessoas que não perderam o prazer de viver, mantém o brilho e nele encontram sempre motivos para festejar a vida....enquanto houver vida!
A juventude é a época de se estudar a sabedoria; a velhice é a época de a praticar.
Jean Jacques Rousseau









Psicoterapeuta Reencarnacionista Numerologia Pessoal- Empresarial- Vocacional Terapia Floral Tarô Aconselhamento Endereço- Tatuapé- proxima Metrô Carrão telefone- (011) 3586-8885 e 98706-0806 Tatuapé-São Paulo mais informações- [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |