Ver além das aparências!
Atualizado dia 7/19/2007 10:01:39 AM em Autoconhecimentopor Flávio Bastos
Olhamos a vida conforme o nosso grau evolutivo, ou seja, pelos olhos do espírito que é a referência máxima e a nossa verdadeira identidade. Portanto, ora visualizamos predominantemente as aparências através do olhar superficial das coisas mundanas, ora enxergamos um pouco além, na profundidade das ressonâncias da alma.
O indivíduo que analisa a vida e seus personagens quase que somente através do senso crítico ou preconceituoso, é um indivíduo materialista que vê a vida pelo olhar de si mesmo projetado no externo. É a visão convencional e comum da realidade concreta inserida em um contexto sócio-cultural.
Ver a vida além das aparências não é vestir-se de super-homem para possuir um super-olhar, pelo contrário, significa resgatar em nosso íntimo os valores verdadeiramente humano-espirituais como a simplicidade e o amor fraterno, entre outros. É sentir-se livre das amarras e máscaras que nos prendem na superficialidade do ego.
Em "Aparências", mensagem psicografada por Chico Xavier, encontramos a síntese representativa da tendência que temos de criticar ou julgar sem o conhecimento de causa que costuma envolver tais situações:
Não acuse o irmão que parece mais abastado. Talvez seja simples escravo de compromissos.
Não condene o companheiro guindado à autoridade. É provável seja ele mero devedor da multidão.
Não inveje aquele que administra, enquanto você obedece. Muitas vezes, é um torturado.
Não menospreze o colega conduzido a maior destaque. A responsabilidade que lhe pesa nos ombros pode ser um tormento incessante.
Não censure a mulher que se apresenta suntuosamente. O luxo, provavelmente, lhe constitui amarga provação.
Não critique as pessoas gentis que parecem insinceras, à primeira vista. Possivelmente, estarão evitando enormes crimes ou grandes desânimos.
Não se agaste com o amigo mal-humorado. Você não lhe conhece todas as dificuldades íntimas.
Não se aborreça com a pessoa de conversação ainda fútil. Você também era assim quando lhe faltava experiência.
Não murmure contra os jovens menos responsáveis. Ajude-os, quanto estiver ao seu alcance, recordando que você já foi leviano para muita gente.
Não seja intolerante em situação alguma. O relógio bate, incessante, e você será surpreendido por inúmeros problemas difíceis em seu caminho e no caminho daqueles que você ama.
Quem vê com "os olhos de ver" como disse Jesus, não critica ou julga seu semelhante pelas aparências, pois reconhece a fragilidade humana e compreende as limitações do outro pelo o que um dia ele próprio fora.
"O cérebro que se expande jamais retorna à sua forma original".
(Albert Einstein)
Psicanalista Clínico e Interdimensional
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 15
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |