Menu
Somos Todos UM - Home

Viagem no tempo [parte 1]

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Zhannko Idhao Tsw

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 12/21/2010 3:07:45 PM


Em algum lugar do passado

Estava eu diante de uma radiola antiga, de caixa arredondada feita de madeira, que funcionava a base de válvulas. Comiga estava um rapaz e uma moça, aparentemente namorados. Estavamos diante da radiola ouvindo música. Então disse ao meus dois acompanhantes.

- No futuro, teremos aparelhos que cabem na palma da mão e que guardam milhares e milhares de músicas, que podem ser ouvidas a qualquer momento.

Então os dois ficaram olhando para mim com cara de espantados.

Como essa viagem foi muito curta não achei interessante, no momento, registrar a data em que ocorreu. Ela só passou a fazer sentido quando, alguns dias depois, ocorreu a segunda viagem, que segue abaixo.

De volta para o futuro

Antes de relatar a experiência em si gostaria falar sobre as conclusões a que cheguei, meditando sobre ela depois de ocorrida. Talvez pareça estranho colocar o carro na frente dos bois dessa forma mas julgo interessante que seja feito assim. E para deixar meu ponto de vista mais claro vou contar uma pequena estória fictícia.

Imagine que você nasceu em uma cidade, em algum país do mundo, e nessa cidade você viveu até os seus 10 ou 15 anos, com amigos de escola, familiares, vizinhos, etc. Imagine que depois dos seus 15 anos você viajou para outra cidade, outro estado e talvez outro país, e nunca mais teve contato com aquele lugar e aquelas pessoas. Imagine ainda que, depois de uns 80 anos, já velho e aposentado, você decide voltar aquela cidade onde você nasceu, para ver como andam as coisas, rever velhos amigos, etc.

Então você viaja até aquela cidade mas, para sua surpresa, dá-se conta de que já não é mais o mesmo lugar. Onde antes havia uma igreja, hoje há um cinema; onde antes havia uma escola, agora há um supermercado; a praça onde você costumava brincar com seus amigos de escolha agora é uma pizzaria; a casa onde você morava agora é um grande prédio residencial; os amigos que você tinha ali já morreram ou foram morar em outro lugar; os vizinhos, idem; seus parentes já não estão mais ali, a não ser os filhos deles, que você nunca conheceu, ou netos, ou bisnetos.

Enfim, a cidade onde você nasceu, já não é mais a sua cidade. O ponto registrado no mapa continua sendo o mesmo mas o lugar, definitivamente, já não é mais o mesmo. Ele não pertence mais a você nem você pertence a ele. De repente, então, você sente uma estranha sensação de não-nostalgia, se é que me faço entender. Sei que esta expressão não traduz de forma adequada aquela sensação mas é a única que me ocorre. Essa foi a sensação, forte, que senti, logo depois de voltar da viajem que relato logo abaixo.

Outro fator a ser considerado é que, mesmo hoje, regiões geográficas diferentes apresentam diferentes padrões de desenvolvimento tecnológico. É impossível, por exemplo, comparar o desenvolvimento das regiões agrestes nordestinas, com suas casas de pau-a-pique, com capitais metropolitanas como São Paulo e Rio de Janeiro, com seus imensos arranha-céus. Num mesmo tempo, portanto, pode-se encontrar diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico.

Veja também: Parte 2, Parte 3.

Direitos autorais: Este texto pode ser copiado, por quaisquer meios e para qualquer fim, desde que citada a autoria.
Informação é mais do que um direito, é um dever.

Visite também meus blogs:
www.piramidal.org
www.csrup.cjb.net

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Zhannko Idhao Tsw   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa