Menu
Somos Todos UM - Home

Vida Espiritual

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marcos Spagnuolo Souza

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 9/9/2008 12:34:26 PM


O artigo é fundamentado no discurso de Sathya Sai Baba proferido em Prasanthi Nilayam no dia seis de agosto de 2008.

O ser humano é incapaz de perceber a sua própria natureza divina, submete-se ao mundo e às suas atrações e, nesse processo, encontra várias dificuldades. Ele não é capaz de suportar nem mesmo um pequeno transtorno. É incapaz de perceber a sua própria força que está em sua essência. Ele está vivendo nas garras do medo.

A origem do medo está na visão de mundo centrada unicamente em ganhar o seu sustento no mundo externo. Os seres humanos estão vivendo para ganhar dinheiro e levar uma vida confortável, obtendo todo tipo de comodidades para o efêmero corpo físico, no entanto perdem a paz de espírito. Os seres humanos podem desfrutar dos prazeres mundanos com dinheiro, mas o êxtase espiritual não pode ser obtido com a riqueza.

Vida espiritual é ter consciência que Deus está em todo lugar. Ele é onipresente. Não precisamos procurar por Ele fora de nós, pois, Ele é imanente. Devemos desenvolver o sentimento de que Deus está sempre conosco, em nós, acima de nós, abaixo de nós. Não precisamos pagar um curso, gastar dinheiro com viagens ou doar dinheiro para uma igreja para merecermos os favores de Deus. Ele já está conosco. Podemos ver Deus em qualquer lugar: em uma planta, uma formiga, no sol, na lua e em outras pessoas. Podemos contemplar Deus em Krishna, Rama, Buda, Jesus, ou seja, em qualquer forma da divindade escolhida incluindo a forma sonora. Quando contemplamos Deus em uma forma específica Ele se manifesta na forma que escolhemos.

Não devemos esquecer-nos da vivência espiritual, pois apenas a vida espiritual pode conferir a paz e a felicidade. A paz e a felicidade podem ser alcançadas na vida espiritual inclusive cantando a glória do Nome Divino, e não na riqueza ou nos bens materiais.

Na vida espiritual o ser humano cultiva as qualidades humanas, ou seja, Verdade (Sathya), Retidão (Dharma), Paz (Shanti), Amor (Prema), e Não-violência (Ahimsa). Quando não vivenciamos a vida espiritual passamos a viver na luxúria (kama), cólera (krodha), ganância (lobha), ilusão (moha) perdendo a paz e alegria, apesar de acumular uma grande quantidade de riqueza.

Os pensamentos do ser humano sempre são animalescos e quando tais pensamentos surgirem lembrem-se que: "Eu não sou um animal, eu não sou um animal, eu sou um ser humano, eu sou um ser humano." Eu sou um ser humano e não um animal. No entanto seremos seres verdadeiramente humanos quando a nossa essência divina se manifestar.

Todos os nomes e formas estão destinados a ser destruídos em um momento ou outro. Mas a alma é eterna. Vida espiritual é ter consciência que não somos o corpo, a mente e o intelecto. Somos de fato uma essência divina diferente do corpo, da mente e do intelecto.

Em síntese podemos dizer que todos os nossos problemas originam-se da nossa vivência fora da vida espiritual alicerçada no ego que é o acúmulo de experiências do corpo, mente e intelecto provocando logicamente o apego ao mundo material (prakriti).


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa