Vivendo na Ilusão
Atualizado dia 4/8/2007 2:53:15 PM em Autoconhecimentopor Liliane Mattoso
Infelizmente, nós “mortais”, estamos acostumados a viver os dias fazendo projeções e criando expectativas sobre tudo. Não conseguimos esperar os eventos se realizarem e ficamos, constantemente, imaginando todas as situações possíveis para que não sejamos pegos de “surpresa” no momento certo. Julgamos os outros através de nossos parâmetros e esperamos deles as reações que acreditamos que teríamos se estivéssemos em seus lugares. Quanta desilusão enfrentamos na vida sem ao menos termos dado chance do outro se mostrar de verdade.
Vejo diariamente que não somente eu, mas todos em geral, enfrentam os mesmos problemas por não esperarmos que o outro seja ele mesmo. Não aceitamos as reações que nos dão por não serem iguais ao que esperávamos e, indiscutivelmente, nos achamos no direito de julgar o ocorrido, como se fossemos vítimas de uma injustiça sem igual. Deixamos de ver a beleza da vida por estarmos ocupados demais, imaginando o que irá acontecer no momento seguinte. Experiências perdidas, momentos sem volta que nos farão falta quando a vitalidade e o vigor forem embora.
Pense bem! Quantas vezes você nem percebeu um sorriso amistoso ao seu lado, pois estava se “preparando’ para uma reunião importante?
A vida é tão bela, é tão pura e não nos damos conta disso. Cada momento perdido é um momento que não volta e, com o passar do tempo, esses mesmos momentos somarão uma infinidade da vida, deixados no passado.
O grande despertar está no presente e na aceitação da realidade. Devemos dar uma chance aos outros para que sejam eles mesmos. Por que cobrar tanto? Também somos diferentes do que esperam de nós. Porque “esperar” é errado em si mesmo. Não devemos ser o que não somos e não devemos querer que os outros sejam o que desejamos. A beleza está na diferença e na espontaneidade. Por que não respeitar isso? Quando você tenta manter tudo sobre controle acaba perdendo a alegria da surpresa e inevitavelmente se magoa. Tudo seria bem mais fácil se deixasse um espaço para o novo. Sim, o novo, algo nunca visto, algo bom e inovador, que traz o frescor da jovialidade e o prazer de se sentir vivo.
Deixo aqui uma reflexão sobre o que você pensa viver e o que realmente tem feito destes momentos tão preciosos que chamamos de vida.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 5
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |