Vivendo num mundinho particular
Atualizado dia 5/12/2006 12:22:38 PM em Autoconhecimentopor Christiane Silva
Isso tem sido uma postura comum na maioria dos lares, não só no Brasil, mas no mundo! Algumas pessoas preferem ficar no seu mundinho particular do que enfrentar uma boa conversa em casa. É absolutamente compreensível que em determinados momentos a gente sinta vontade de ficar sozinho, sim, para recarregarmos nossas baterias, não pensarmos em nada... mas, sempre? Aí já passa a ser um problema.
Conheço muitas pessoas que vivem assim: em festinhas de família se isolam de todos, sempre com a desculpa de que está muito ocupado e precisa finalizar uma série de coisas e nunca participa das reuniões familiares. Ou, na hora do almoço correm para a frente da TV hipnotizados pelo programa em andamento que mal saboreiam o alimento... e quando este termina devolvem o prato vazio e retornam aos seus “afazeres” sem ao menos trocar uma palavra com alguém.
Algumas pessoas que têm tanto para resolver em família, conflitos de relacionamento mesmo, que são assuntos muito difíceis de tocar e que são constantemente postergados porque é mais fácil conversar com um colega no MSN do que sentar e abrir o coração para aqueles com quem convivemos. São estas pessoas que nos auxiliarão nos nossos piores momentos da vida, são os nossos familiares que nos estenderão a mão na “alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias de nossa vida”. Mas ainda assim, muitos de nós se esquecem disso e sempre postergam a convivência feliz.
O mundo só poderá tornar-se efetivamente melhor se dentro de nossa família tivermos paz e harmonia; não tem como exigir do mundo uma postura que não cumprimos sequer dentro de nossas próprias casas. Nossa família é nosso pequeno País, existe uma hierarquia a ser respeitada e papéis de responsabilidade a serem cumpridos por cada membro desta, e se nosso líder familiar for uma pessoa esclarecida, justa, compreensiva que vive de acordo com aquilo em que acredita e, acima de tudo, se comunica, certamente será um Líder absoluto, amado e seguido por todos. E todos aqueles que conhecerem nossos familiares se sentirão tão bem estando ao nosso lado que certamente levarão nosso exemplo para os seus.
Repense a respeito das suas atitudes dentro de casa, dos seus julgamentos, das suas necessidades que não são únicas; afinal de contas, mesmo sendo pais, filhos ou irmãos, cada um possui sua individualidade, cada um tem um sonho e uma maneira de encarar a vida. Compartilhe o seu tempo com essas pessoas de maneira saudável e sincera, converse a respeito dos seus sentimentos, exponha para cada um aquilo que possivelmente o desagrada. Pode ter certeza de que você se surpreenderá com o retorno que terá de cada um; muitos podem estar esperando por esta atitude há muito tempo, mas você pode estar tão inacessível no seu mundinho particular que sequer percebeu...
Beijo na alma,
Christiane Silva
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 15
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |