VIVER COM INTEGRIDADE, CONECTADA COM O DIVINO
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Rose Romero
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 6/28/2004 1:09:05 PM
Para um viver equilibrado, harmonioso e integrado é necessário antes de tudo conhecer o mosaico de princípios e valores de que somos constituídos... Isto significa saber quais os valores mais importantes para você e aplicá-los constantemente na sua vida.
Para integrar um valor em si mesmo, todo indivíduo precisa ativar a comunicação interior usando o mesmo método que usa quando cria um diálogo eficiente, i.é:
1) Ouvindo com simpatia – concentrando sua atenção no outro, sem idéias preconcebidas, para não apenas assimilar o conteúdo do que o outro fala, mas tb seus sentimentos naquele momento.
2) Sentir interesse – não filtrar o que o outro diz através de nossa própria realidade e reinterpretá-lo de forma que se adapte à nossa realidade pessoal.
3) Ter disposição para receber e compartilhar – se não entendemos e não lidamos com as verdadeiras emoções das outras pessoas, o que constitui sua própria realidade, não nos comunicamos verdadeiramente com ela.
4) Primeiro procure entender e só depois ser entendido.
Abrir-se para o outro; ser você deliberadamente honesto traz muita segurança, pois ninguém tem nada a descobrir de você já que você mesmo a princípio não esconde nada nem de você mesmo. A única forma de ser realmente invulnerável é ficar vulnerável. A vulnerabilidade é um sólido mecanismo de defesa, pois ninguém ri de vc, se vc estiver rindo de você mesmo.
O que geralmente nos atrapalha nesse caminho é que muitas vezes nós somos o nosso pior inimigo e juiz, trazendo à tona as nossas piores sentenças e julgamentos.
Quando nos conectamos com o Divino, da forma que melhor nos convém, sentimos primeiramente em nossos corações o Amor por nós mesmos, pois reconhecemos a centelha divina da qual fomos feitos, “à imagem e semelhança”.
Um bom sinal de que estamos realmente conectados é perceber se nossa tolerância, cuidado e amor estão primeiramente direcionadas a nós mesmos antes de transbordarem para o coração do próximo. Pois só somos realmente misericordiosos e nutridores dos outros se antes transbordarmos de amor, tolerância e misericórdia. Afinal só se dá o que se tem, e só se dá bem sem esperar nada em troca quando se tem em abundância.
As mensagens mais importantes que podemos transmitir aos outros são nossos valores e nossa integridade. Viver com integridade deve constituir nosso ideal mais elevado, senão perderemos a melhor e mais importante parte de nosso caráter e... afinal, onde se poderá encontrar outro igual a nós mesmos?
Rose Lane Romero da Rosa
Psicóloga Junguiana, com atuação em clínica no Rio de Janeiro.
e-mail: [email protected]
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Psicóloga Junguiana, Teóloga e Facilitadora das Oficinas ArteVida de Meditação do Projeto Labirinto E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |