Viver não dói...



Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/18/2006 9:45:20 AM
Acredite: instrutores de PNL, padres, pastores, psicólogos, psiquiatras, astrólogos... não importa a profissão, são tão pessoas quanto qualquer outra. Têm momentos de alegrias e momentos de tristeza profunda...
Num desses momentos terríveis em que a gente sente que o mundo vai cair, tive a certeza de que existem anjos...
Estava passando por uma transição difícil em minha vida - quando deixei de ser um Irmão Religioso - e começava uma nova caminhada, com pouca coragem, cheia de desafios.
Então, no portão de minha casa, encontrei um papel que provavelmente fora distribuido também em outras casas, com um texto de um poeta chamado Emílio Moura, que me serviu como uma explosão de luzes, um tapa na cara, pra falar a verdade.
Se você está passando por um momento de dor, de perda, sem perspectivas, leia e aprenda com este texto, pois ele me ensinou muita coisa...
Viver não dói...
Emilio Moura
Disse o poeta: "Viver não dói. O que dói é a vida que não se vive".
Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.
Porque sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Sofremos porque?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido juntos e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade interrompida.
Sofremos, não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.
Sofremos, não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias, se ela estivesse interessada em nos compreender.
Sofremos, não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos, não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.
Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional."
Antônio Carlos
Jornalista e instrutor de PNL
Se você quer montar um grupo para cursos em sua cidade entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (35) 9931-0889.
Desenvolve também cursos gratuitos para professores da rede pública ou membros de ONGs sem fins lucrativos. Saiba quais são as condições enviando uma mensagem ou telefonando.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 5




Conteúdo desenvolvido pelo Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |