Você é escravo ou senhor do seu tempo?
Atualizado dia 7/12/2007 1:38:58 PM em Autoconhecimentopor Maria Silvia Orlovas
Mas será que somos mesmo joguetes do tempo?
Vítimas da vida que temos para enfrentar?
Tenho certeza que ninguém quer viver assim, e que muitas vezes nem percebemos que estamos nos escravizando nos compromissos cotidianos. Afinal, compromissos todos nós temos, desde o trabalho que nos traz o rendimento para pagar contas, comprar coisas que necessitamos, propiciar momentos de lazer e tudo o mais que precisamos para uma existência saudável. Mas vamos concordar que até compromissos com nossa saúde, família, estudos e lazer exigem o uso adequado do tempo. Se, por exemplo, priorizamos algo em detrimento de um cuidado especial com o que nossa saúde exige no momento estamos fazendo escolhas erradas.
Claro que todos nós temos que trabalhar não apenas pela parte financeira, mas também pela oportunidade de aprender coisas novas e compartilhar aprendizado em nossos relacionamos, enfim, expandir a consciência.
Aliás, acho que você, amigo leitor, vai concordar que parece que a vida anda quando fazemos algo de útil com o nosso tempo.
Aprofundando melhor este tema, lembrei que associamos tempo a dinheiro e, por conta disso, nossa sociedade tolera mais horas dedicada ao trabalho cotidiano do que deveria, exigindo sempre maior energia para cumprir tarefas intermináveis.
Tenho visto através das histórias dos meus clientes e amigos que nas empresas as pessoas cada vez assimilam mais funções e compromissos e as horas de trabalho não se limitam apenas às regras governamentais, pois as pessoas desempenham ao mesmo tempo inúmeras ocupações.
Para complicar a gerência do nosso tempo útil, o acúmulo de tarefas que faz realizarmos muitas coisas em paralelo exaurindo a mente, e a saúde, sem que as pessoas tenham alternativas para sair da enroscada.
Mas será que temos alternativas para sair dessa roda viva que nos afasta da tão sonhada liberdade?
Num grupo de estudos sobre os Valores Humanos ensinados por Sai Baba fizemos durante duas semanas uma pesquisa sobre o uso adequado do tempo e agora compartilho com você, amigo leitor, algumas considerações feitas no grupo.
Acho que vale pensar no assunto.
1. Você observa a passagem do tempo?
2. Você consegue fazer tudo o que se propôs fazer no início da semana? Início do dia?
3. Você vive no presente? Ou se fixa no passado, naquilo que já aconteceu? Ou ainda vive no futuro, nos planos e sonhos do que gostaria que acontecesse?
4. Você tem dedicado tempo necessário as suas conquistas espirituais?
Observações:
1. Observe como você divide o seu tempo durante o dia;
2. Faça uma analise tipo: Quantas horas de sono, estudo, trabalho, lazer, atenção com a família, orações e meditação...
3. Num primeiro momento apenas observe, depois veja mudanças que você acha necessário.
4. Qual o tempo que você gasta para auto análise e auto transformação?
Se você gostou desse tipo de estudo venha participar de uma de nossas reuniões "Círculo de estudo e prática em Valores Humanos". Esse grupo acontece todos os domingos às 18hs, no espaço Alpha Lux, em São Paulo. Você é nosso convidado. Não esqueça de trazer sua doação de alimentos que enviamos a instituições carentes.
Venha conferir!
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 32
Maria Silvia Orlovas é uma forte sensitiva que possui um dom muito especial de ver as vidas passadas das pessoas à sua volta e receber orientações dos seus mentores. Me acompanhe no Twitter e Visite meu blog E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |