Você é o Reino que tanto busca




Autor Paulo Tavarez
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 13/04/2025 10:27:26
Jesus tinha muito a nos dizer, mas precisou se conter. Disse que, por ora, não entenderíamos.
Ele falava de um Reino de Deus que existe dentro de nós - um reino de paz, alegria, justiça e felicidade. Mas não pôde ir além, pois ainda não estávamos prontos para compreender.
E talvez ainda não estejamos.
Continuamos acreditando nesse Reino como se fosse um lugar a ser alcançado - algo externo, distante - e que só chegaremos lá se seguirmos uma espécie de cartilha comportamental: purificar o coração, fazer o bem, obedecer certas regras.
Mas será que é isso mesmo que Jesus quis nos revelar?Na verdade, Jesus quis apenas sinalizar qual deveria ser o verdadeiro objetivo da condição humana. Ele veio deixar um caminho para a nossa realização, mostrando que seria necessário fazermos uma inflexão: parar de buscar fora aquilo que já existe dentro de nós.
"O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: 'Ei-lo aqui!' ou 'Lá está ele!', porque o Reino de Deus está dentro de vós."Ainda estamos confusos, acreditando que, para sermos aceitos nesse Reino, é necessário nos ajustarmos a uma série de imperativos. Com isso, vivemos de "pires na mão", pedindo misericórdia divina, clamando por socorro, batendo nas portas desse Reino de forma desesperada - como se fôssemos exilados.
(Lucas 17:20)
Mas a verdade é que não estávamos prontos para entender o óbvio: nós já somos donos desse Reino. Somos o Rei que o comanda. Não precisamos pedir permissão - apenas nos convencer da nossa natureza real.
Palavras como real, reino, realeza, realidade - todas têm a mesma raiz etimológica. Ou seja, o Reino de Deus representa a realidade. Nada mais do que isso.
Só compreenderemos isso quando despertarmos e percebermos que estávamos vivendo num mundo de ilusões. Jesus veio nos mostrar o caminho para esse despertar, dizendo que deveríamos buscar a realidade dentro de nós.É como se vivêssemos às portas de um castelo, pedindo esmolas, implorando ajuda - sem saber que o castelo é nosso, que o trono e todo o reino nos pertencem.
Percebem o tamanho da nossa ignorância?
Não se trata de alcançar nada, de buscar nada. Você já é esse rei.
Você já é dono desse reino.
Todo o seu esforço deve estar voltado apenas para se convencer disso.
No entanto, para ser o que você já é, é preciso deixar de se identificar com aquilo que você não é.
Esse será o único esforço necessário.
Os ensinamentos de Jesus ganharam uma profunda aderência no Ocidente, mas, no Oriente, outros grandes mestres disseram o mesmo - claro, com palavras diferentes, mas apontando para o mesmo caminho.
Enquanto não priorizarmos esse entendimento, enquanto não percebermos que todo o universo conspira para despertar isso em nós, continuaremos perdidos na escuridão, tateando no escuro em busca de segurança - e vulneráveis aos mercadores da fé, que se aproveitam da nossa ignorância.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Tavarez Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |