Você nunca esteve no controle de nada!
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Paulo Tavarez
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 10/14/2023 11:44:26 AM
Acredite, você não controla nada, não seja presunçoso; na verdade, você nunca esteve no controle, por mais que possa parecer estranho, tudo o que você fez, até hoje, foi reagir e criar dificuldades para si mesmo. Na verdade, você só atrapalha, pois a vida é incontrolável, a própria ideia de controle é uma ilusão; não há o que controlar, estamos aqui apenas para testemunhar um processo, deixar a Natureza agir e nos rendermos ao Absoluto. Infelizmente, insistimos em combater a realidade, negar o aprendizado. Não percebemos que lutar contra os fatos e fugir do combate apenas dificulta o processo.
Somos vítimas da própria rebeldia e insistimos na direção errada com esse comportamento. O triste resultado é uma separação forçada da natureza, onde um falso eu é criado (ego) e esse opositor torna-se uma estrutura de conflito dentro do próprio ser. Sem perceber, passamos a viver uma vida dual, lutando contra si mesmo.
O mito do anjo caído é isso, nos rebelamos e passamos a disputar com Deus, que nesse contexto, está representando o nosso Eu Verdadeiro. Satan, em hebraico, significa adversário. Nos tornamos esse adversário de nós mesmos, pois passamos a nos opor aos acontecimentos e lutar contra os imperativos da existência que, na verdade, representam uma Vontade Universal. Essa Vontade revela-se impondo provas que precisam ser superadas. Qual é objetivo de tudo isso? Apenas promover o despertar da Consciência, pois enquanto estivermos identificados com esse 'eu' rebelde, estaremos adormecidos.
A vida real se manifesta quando existe um alinhamento com essa Vontade. É justamente no processo de enfrentamento destas forças que nos desenvolvemos. Não há melhor analogia para a condição humana que a de um aluno diante de lições.
Ainda acreditamos infantilmente que nossas reações representam aquilo que chamamos de livre-arbítrio. Livre arbítrio não pode ser confundido com vontade, pois só existe uma vontade em curso e ela será atendida, com ou sem a nossa anuência, portanto, a melhor forma de evitarmos o sofrimento é aceitando, confiando e nos rendendo humildemente às propostas da existência. Por enquanto, o nosso livre arbítrio é o mesmo que o de um peixe dentro de um aquário. Quando o próprio Cristo pediu para que fosse afastado dele um cálice de sofrimento, não deixou de dizer, que, no entanto, deveria ser realizada a vontade do Pai em detrimento da dele. Jesus entendia e demonstrava através de exemplos como esse que existe uma outra instância de poder e não podemos nos opor a isso.
Essa força é o seu Eu Superior, a Fonte, seu Self, Deus, dê o nome que quiser, mas não a confunda como o seu ego, pois esse personagem criado jamais estará no controle de nada. Essa força pensa em uma outra esfera. Caetano chamava de "Força Estranha" e ele tinha razão, é totalmente estranha a nós.
É claro que eu respeito o seu direito de acreditar que está no controle. A vida permite que você brinque de senhor do próprio destino, faz parte do jogo. Na verdade, haverá sempre um momento certo para a mudança; a consciência se expande paulatinamente, pois a Natureza não dá saltos. É razoável que você pense assim e me julgue insano.
Diante de todo esse enunciado, podemos concluir que a Vida resume-se em enfrentar e destruir um falso eu, ou seja, tudo aquilo que iremos enfrentar em nossas vidas será o próprio ego. Cada ser humano, nessa terra de feras, terá como missão, desconstruir a identificação criada com um personagem e quanto mais insistirmos em realizá-lo, mais distantes estaremos desse objetivo. Não à toa, Jesus dizia: "Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará" Lc 9:24. Perder a vida, como nos ensina o Mestre, é justamente desapegar-se de si, dos desejos e necessidades que nos ancoram nesse teatro.
Acredite, para o seu próprio bem, você nunca esteve no controle.
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Tavarez Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |