Você sabe dizer NÃO? (parte 1) passo 7
Atualizado dia 4/27/2015 11:51:55 PM em Autoconhecimentopor LIGIA GRECCO
A maior dificuldade do ser humano é impor limites aos outros de sua espécie.
Na natureza, mais precisamente no reino animal, as diversas espécies aprendem a não ultrapassar certos limites de território, onde fica o habitat de outros animais por exemplo.
Aprendem a respeitar a hierarquia em diversos grupos: matilhas, bandos e outros. Aprendem sua função naquela “família” (se é caçar, cuidar etc.).
Aprendem principalmente a não “roubar” comida, “cônjuges”, filhotes... E quando o fazem, é geralmente uma disputa justa, mesmo que seja pela força.
Essas espécies são consideradas inferiores ao ser humano porque não pensam como nós.
Ora, nem respeitamos nada, nem impomos certos limites e muito menos sabemos conviver com os nossos, com outras espécies e nem com o meio.
Que tipo de espécie superior somos, que nem sabemos nossa função na vida? Ou nossa função na vida de outros?
Como seremos evoluídos se ao menos consideramos os sentimentos alheios, ou se nossas atitudes vão causar algum estrago?
E o fato de ficarmos o tempo inteiro tendo que observar aqueles que convivem conosco para saber se vão nos trair, apunhalar, passar a perna?
Ora, é triste mas é verdade. Se você está lendo este texto, é porque sofre mais do que causa sofrimento, com certeza. Sei disso pelo simples fato de que quer melhorar você mesmo e não ficar tentando mudar os outros.
Se é essa a razão de ler isto, saiba que está no caminho certo. Você com certeza pode ficar em paz. Se quer saber porque as pessoas abusam da sua boa vontade, é por uma simples razão: a sua energia. Você não acredita tanto em você para impor sua vontade. Essa insegurança passa uma energia de “facilidade” a outras pessoas . Elas sentem que podem fazer o que quiserem com você. Trabalhe isso em você.
Se você está vivo é porque tem os mesmos direitos que qualquer um de ser feliz. Não deixe que as pessoas tirem isso de você.
Faça agora uma lista de todas as suas qualidades. Liste pelo menos umas dez. Coloque isso em sua mente. Saiba que dessa forma começará a entender que você é uma pessoa maravilhosa, que merece ser bem tratada e ter tudo de bom sempre, porque é o que oferece aos outros. Saberá nesse momento que a opinião dos outros realmente não importa e que se as pessoas querem amar você, terá que ser do jeito que você é.
Na próxima terça, farei uma pequena lista de atitudes que ajudarão a impor limites aos outros que têm se aproveitado de você.
Aguarde e foque na lista de suas qualidades nesse primeiro momento. Assim já sentirá uma mudança em sua vida. E em seu coração!
Beijo grande!
Texto Revisado font> em>
Avaliação: 5 | Votos: 4
Autora da série de livros "Você mais feliz...", seu primeiro livro "Você mais feliz...com você" pode ser adquirido pelo e-mail: [email protected] ou pelo site https://www.clubedeautores.com.br/ Você pode se cadastrar também no curso de desenvolvimento pessoal e profissional através de rede social: e-mail para [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |