Você tem fome de quê?



Autor Roberto Possarle
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 8/21/2007 2:25:08 PM
VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
Carne vermelha, frutas, verduras e até o pãozinho nosso de cada dia compõem o cardápio que alimentará as doenças que, em 2020, vão matar mais do que o consumo de drogas. Assim, fica a pergunta: o que comer? A resposta não é simples.
A comida industrializada é a principal responsável pela epidemia de obesidade que atinge mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Estudos ligam o consumo de carne vermelha ao câncer e o Mal de Parkinson. Isso a longo prazo. A curto, há ameaça de contaminação dessa mesma carne pela chamada doença da vaca louca. Procurar refúgio na carne branca? Pode ser, mas e a gripe aviária? Então o negócio é correr para os vegetais. Ah, esqueceu os agrotóxicos?
Antes de pedir mais um "Número 1", saiba que, em 2020, 75% das mortes no mundo serão causadas por doenças crônicas como diabetes, câncer e complicações cardíacas. Esse dado está no estudo “Dieta, Nutrição e Prevenção de Doenças Crônicas”, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO). E o que os dois hambúrgueres, a alface, o queijo e o molho especial no pão com gergelim têm a ver com isso?
A comida, sobretudo a industrializada, tem sido apontada como uma das principais causas dessas enfermidades, sobretudo nos Estados Unidos. Ali está a maior quantidade de obesos do mundo. Para se ter uma idéia, dois terços dos adultos e 9 milhões de crianças estão acima do peso considerado normal. O problema custa US$ 75 bilhões anuais ao sistema de saúde norte-americano e deve passar o fumo em número de mortes relacionadas.
Praticamente toda semana é divulgado um novo estudo ligando o consumo de carne vermelha a algum tipo de câncer. O maior deles, que investigou os hábitos alimentares de 500 mil pessoas na Europa durante cinco anos e foi divulgado no ano passado, mostrou que pessoas que comem carne vermelha e seus derivados têm mais chances de desenvolver câncer de intestino.
Para tranqüilizar, saiba que algumas verdades a respeito da comida são imutáveis. As saladas continuam ótimas para a cintura. Pelo menos para o lado de fora dela. Para o de dentro, nem tanto. Apontados como os principais componentes de uma dieta saudável, legumes, frutas e verduras estão sob suspeita nos últimos tempos devido à presença de agrotóxicos. E a coisa piora na mesa brasileira. Um relatório da FAO classifica o Brasil como o terceiro maior consumidor de agrotóxicos do mundo, despejando anualmente 1,5 kg de ingrediente ativo por hectare cultivado.
Em algumas lavouras, o uso de agrotóxicos é assustador: na cultura do tomate, a média é de 40 quilos por hectare em cada safra. Outros campeões de agrotóxicos são a batata, o morango e a uva.
Muitos destes agrotóxicos são comprovadamente cancerígenos e podem causar problemas de fertilidade em homens e mulheres.
Dados mais recentes da OMS, de 2001, informam que mais de 33 milhões de pessoas morreram por doenças crônicas ligadas à comida. Nada que é inalado ou aspirado é um matador mais eficaz do que aquilo que é mastigado.
Portanto, opte por uma dieta balanceada, com produtos integrais, frutas, verduras, legumes e carnes (para quem consome) orgânicos. Hoje já temos muitas opções. E o mais importante: procure um nutricionista, ele é o profissional mais capacitado para lhe orientar de maneira correta e equilibrada, sobre seus novos hábitos alimentares e de vida.
Dra Sandra Nogueira – Nutrição e Hidrocolonterapia
quantum@desintoxicando.com.br link









Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |