Voltar ou não voltar ? A grande dúvida.
Atualizado dia 5/11/2006 1:25:20 PM em Autoconhecimentopor Paulo Valzacchi
Eu, você ou qualquer outra pessoa nos apaixonamos, vivemos dias de glória por assim dizer. Afinal, a paixão mobiliza o ser, deixa-nos sensíveis, o azul fica mais azul, as cores ressaltam, as nuvens têm um motivo de existir, o sorriso doce, o som, a música, o violino, a harpa, tudo tem um sentido, todo o seu ser está vibrando. Temos, então, a tendência de lembrarmos dos maravilhosos momentos, aqueles momentos que nos invadem de ternura, amor e tranqüilidade.
A recuperação desses momentos maravilhosos, diante da situação do agora, do vazio, da solidão, são um contraste impressionante. Neste exato momento como você se sente? Triste, desanimado, com um vazio por dentro, sua auto-estima em baixa, a solidão invade, a melancolia parece querer ganhar vida, você está sem alguém para compartilhar, conversar, viver. Nesse momento de desespero, para o alívio de nossa dor, somente a imagem de cenas doces e glamourosas lembranças, nos aliviará. Mas junto dessas cenas a saudade nos invade.
Saudade é como um reviver interno de situações que já se passaram e nos deixaram em estado de felicidade plena. As emoções, então, vem à tona. Ficamos mais e mais confusos. Nesse momento você se sente só e as lembranças brilham mais e mais a ponto de querer toca-las e revive-las. Obviamente você vai deixar para trás o racional, aquele que diz o quanto você sofreu, o quanto se sentiu humilhado, o quão desprezado você foi, as brigas, as dores, os nãos, as renúncias, as mais diversas atitudes dolorosas; você vai, sem pensar, tentar de todas as maneiras recuperar os seus sonhos.
Mas que sonhos são esses? Qual o preço de resgatar cada momento desses? É nesse instante em que estamos fragilizados, precisando desesperadamente da motivação, da alegria, da paixão, do colorido da vida, que cedemos. Agora estamos rumo ao mesmo caminho, o andar em círculos: os problemas reaparecerão, as dores estarão presentes novamente; tudo isso é o preço!
Mas o que fazer, então? Sucumbir ou lutar? Apaixonar-se, eis a solução. Nesses instantes conflitantes dessa noite escura e longa deixamos de lado o poder de nos amar, de buscar o melhor para nós. Bloqueamo-nos, nos sabotamos, queremos ficar mergulhados no silêncio e na solidão! Sem dúvida, isso não é saudável. Não permitimos o novo, devido ao medo, à insegurança de nos machucarmos novamente e nos tornamos exigentes, mais e mais. No final, estamos rodeados de angústias e sofrimentos.
Pare um segundo! Respire fundo! Perceba que você merece uma nova chance; uma nova, não a mesma chance. Coloque a roupa mais bonita, aquela que você gosta, chame um amigo ou amiga para sair, busque um local agradável, faça contato com as pessoas, permita-se ser admirado, levante essa auto-estima, comece a investir em você novamente, leia mais, solte-se, faça coisas novas, dance, revele-se a si mesmo.
Quando tudo isso começar a acontecer e você viver realmente, estará apaixonada pela vida e isso ninguém poderá tirar de você. Agora, sim, você estará pronto para dar um espaço a alguém para compartilhar essa paixão, pois relacionamento é um exercício de compartilhar dores e alegrias. Erga a cabeça e mostre que a melhor lembrança que você pode guardar em sua mente é a lembrança que a satisfaz como uma pessoa verdadeiramente especial. Não troque isso por nada, faça novas escolhas, faça novos caminhos, faça de sua vida uma lembrança real.
Dr. Paulo Valzacchi nas bancas, Revista com CD de áudio e instruções. Motivação e auto-ajuda, Revista Qualidade de Vida, já nas bancas.
www.autoconhecimento.valzacchi.com.br
Texto revisado por Cris
Dr.Paulo Valzacchi (www.autoconhecimento.valzacchi.com.br) é Biomédico, palestrante e professor
especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de auto-conhecimento.
Este texto é um dos temas de suas palestras e cursos.
Contato: [email protected]
* Os créditos acima sempre devem acompanhar o texto *
-------
A U T O R I Z A Ç Ã O D E P U B L I C A Ç Ã O
O texto acima pode ser publicado gratuitamente como colaboração para
seu site, revista, jornal, ou e-zine, desde que o conteúdo seja mantido na íntegra, inclusive, os créditos do autor, que permanece com todos os direitos autorais.
Avaliação: 5 | Votos: 20
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |