YIN E YANG
Atualizado dia 9/20/2006 11:07:51 AM em Autoconhecimentopor Maria Hortencia Mendes de Sousa
Dentro do corpo humano Yin e Yang existem e dão a ele a mais completa harmonia. Toda a desarmonia e desequilíbrio que geram distúrbios e doenças só acontecem quando nós mesmos provocamos das mais diversas formas, vejamos: nos alimentando de forma errada, mantendo a maneira de respeira de forma inadequada, alimentando pensamentos negativos que atraem energias negativas, vícios, sexo desrespeitoso e, principalmente, construindo relações desarmoniosas conosco e com as outras pessoas e também com a natureza.
Por termos tal comportamento é que constantemente Yang precisa acelerar Yin e este vai nutrir, esfreiar e enraizar Yang. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa - MTC, é assim que avida acontece; essas duas forças vitais sempre em busca da perfeita harmonia. "Assim como as sementes brotam na primavera apenas com a nutrição do solo e a neve derretida (yin) e o calor do sol (Yang)" (Honora L. Wolfe).
Assim sendo, Yin e Yang são as energias que compõem tudo o que existe no universo, tudo funciona, evolui e involui em torno do movimento dessas duas forças. Todo o universo, todos os seres vivos, as estações do ano, nossos cinco sentidos, os astros, todos os elementos químicos, etc.
Yin e Yang são energias opostas mais duais que entre si se equilibram pois, yin é frio, é água, é contração, é claro, é forma, é compacto, úmido, representa o sentimento de tristeza tem profundidade. Já Yang é quente, sólido, representa a expansão e também o sentimento da raiva superficial, o fogo, o escuro, a dilatação, a própria energia, é oco, ativo e seco é inflamatório. Essas energias são interdependentes, mas uma não sobrevive sem a outra.
Ainda segundo a MTC, a saúde é o equlíbrio entre yin e yang, mas não é um equilíbrio estático, pois tudo em relação a yin e yang é movimento, portanto, tem um conceito relativo: um objeto ou um fenômeno pode se classificar como yin em uma situação, ou se comparar a yang em outra e depois podem ser vistos de maneira totalmente diferente.
Todos os nossos desequilíbrios ocorrem também entre yin e yang que incidem diretamente nos elementos universais, quais sejam: MADEIRA, FOGO, TERRA, AR, ÁGUA E METAL e também no CHI geral que representa a energia total do nosso organismo que é formado segundo a MTC pelo Chi do ar respirado, que envolve a nossa respiração e os órgãos responsáveis pela mesma: pulmões, coração e pele, o Chi do alimento que envolve tudo o que diz respeito à nutrição através dos órgãos: baço, pâncreas e fígado e também o Chi ancestral que é responsável pela longevidade - que está diretamente ligado ao Rim.
Todo esse processo tem a ver diretamente com as energias Yin e Yang, enquanto forças vitais e equilibradoras do Cosmo. Elas estão presentes nos três Chi para que as energias presentes nos mesmos se acomodem de forma a construir nossa memória celular e garantir a própria vida. Segundo Honora Wolfe, o Chi ancestral que nos permite ter longevidade é a própria propulsão da vida é o movimento que transporta substâncias nutritivas para o corpo inteiro, faz circular os fluídos do corpo, protege a superficie do corpo contra agentes patogênicos. Esse Chi ancestral nos acompanha desde que nascemos. Todos os seres humanos quando nascem já são dotados desse complemento vital herdado do pai e da mãe.
Diferentemente dos outros, o Chi ancestral, não pode ser aumentado, alimentado, fortalecido, as energias que o compõem não podem ser deslocadas para uma outra função orgânica o que podemos fazer em relação a esse Chi é preservá-lo, para tanto é imprescindível que fortaleçamos sempre o Chi do ar respirado e o Chi da nutrição.
Fazemos isso mudando nossa forma de respirar, nos acostumando a fazer exercício que fortaleça nossa condição física e mental, na escolha de uma alimentação saudável, melhorando nosso padrão de pensamento, melhorando as palavras que repetimos diária e constantemente, pois tudo o que decidirmos pensar e falar hoje é o que vai resultar em nosso futuro e também quando percebemos como podemos trabalhar melhor as energias representadas em nós pelo yin e yang e assim, como conseqüência, teremos uma vida saudável e longa.
As energias yin e yang quando equilibradas em nós, e também no cosmo, fazem-nos viver acreditando no bem, permite-nos pensar em nossa vida como uma canção, retira de nós o medo, o mau humor, a raiva, a ansiedade e a angústia, nos impulsiona a viver nossas experiências de amor para conosco e para com as outras pessoas, pois essas energias fazem parte do mistério que é a vida, do misterioso universo ao qual estamos intimamente ligadas e ligados: a leveza do AR, a firmeza da TERRA, o calor do FOGO e a brandura das ÁGUAS.
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 8
Conteúdo desenvolvido por: Maria Hortencia Mendes de Sousa Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |