A influência do medo em nosso organismo: Um breve olhar através da Medicina Tradicional Chinesa




Autor Fabio Lima
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 1/11/2012 7:03:52 PM
As emoções são dramatização e/ou exteriorização dos nossos sentimentos. Elas manifestam-se em nossos corpos e é visualmente perceptível, é uma demonstração pública, diferente dos sentimentos, que ocorrem num plano interno, sendo assim uma experiência mental e privada.
Para a Medicina Tradicional Chinesa nosso corpo se mantém em atividade, não só pelo funcionamento de órgãos, ou pela presença de um ser menos denso (espírito) que anima a matéria, mas também, por uma Energia denominada pelos Chineses de Ch´i ou Qi, como denominam os Japoneses. Esta energia (Ch´i) é distribuída por todo nosso sistema de órgãos e vísceras através de uma rede complexamente interligada, cada canal desta rede recebe o nome de Meridiano. Esta energia flui por estes canais com a finalidade de "abastecer" todo nosso corpo, possibilitando assim o seu funcionamento e dando-lhe vitalidade.
Todas as vezes que o Ch´i apresenta-se em desequilíbrio, possivelmente alguma alteração ou sintoma se manifestará em nosso corpo físico. Este desequilíbrio pode ser acarretado pela falta ou excesso desta energia. O que se pretende num tratamento que utiliza os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura, por exemplo, é justamente propiciar o fluxo livre e equilibrado desta energia vital.
Na Medicina Tradicional Chinesa, todas as nossas emoções estabelecem uma ligação direta com um órgão e uma víscera simultaneamente, isso significa que alterações emocionais vivenciadas por um longo tempo, podem sobrecarregar um órgão, ou até mesmo causar o esgotamento da energia que o mantém em equilíbrio e em funcionamento.
O medo é uma emoção que se vivenciada constantemente poderá afetar os Rins, e pode ser facilmente percebida quando uma pessoa urina incontrolavelmente. Nas crianças se manifesta também quando elas urinam na cama, o que muitos psicólogos geralmente associam com insegurança e ansiedade. A ansiedade prolongada devido às preocupações com o futuro, por exemplo, pode também esgotar o Ch´i dos Rins e levar a um estado de fraqueza crônica. Dores na região lombar, dores nos Joelhos, queda de cabelo precoce, aparecimento precoce de cabelos brancos, dentes que quebram com facilidade, insegurança e ansiedade, também podem estar ligados a uma deficiência energética deste órgão.
Como acredito que muitos leitores podem se identificar com alguns dos sintomas acima descritos, e que a maioria de nós, já vivenciou alguns deles, e isso não significa que exista alguma doença grave se manifestando, mas quero deixar claro que qualquer dúvida em relação a sua própria saúde deve inicialmente ser esclarecida por um médico.
O medo também pode estar associado às incertezas que vivemos diariamente, isso significa que, muitas vezes nos precipitamos em relação a algo que poderá ou NÃO acontecer em nossas vidas. Vou citar como exemplo uma experiência pessoal que pode ilustrar como isso pode acontecer:
Um cliente me procurou há algumas semanas. Apresentava como sintomas contração involuntária de músculos das pernas , com sensação de peso e dores leves, estava em pânico, pois pensou que poderia ser alguma doença neurológica muito grave. Ficou mais de um mês com medo de realizar exames que um médico havia solicitado. Sofreu muito por uma doença inexistente, e depois de muito relutar, enfrentou o seu medo, e foi em busca do que era real...resumindo a história, o que ele sentia era resultado de muito Estresse, todos os seus exames estavam normais, e logo que confirmou que não existia doença alguma, todos os sintomas começaram a dissolver-se perante a verdade.
Consta na Sutra Sagrada "Chuva de néctar da verdade" da Seicho No Ie o seguinte:
"... A matéria é apenas sombra da mente";
ver a sombra e considerá-la realidade é ilusão.
Cuidai para que não vos apegueis a ilusão.
A Realidade é Eterna, por isso não perece.
A ilusão é efêmera e em breve se desfaz.
A Realidade porque é livre não conhece sofrimentos;
A ilusão, porque é uma forma de apego é farta de dores.
A Realidade é Verdade, a ilusão é falsidade.
A Realidade Transcende os cinco sentidos..."
Cuidemos de nossas emoções, saibamos discernir o que é Real daquilo que existe apenas num mundo imaginário, e assim, conseguiremos sentir a providência Divina presente em nosso interior, nos guiando e inspirando-nos em todos os nossos atos.
Abraços cheios de Luz!!! Muito Obrigado!!! Muito Obrigado!!!









Pós-Graduado em Acupuntura/Medicina Tradicional Chinesa, Especialista em Acupuntura Estética (Facial e Corporal), Terapeuta Floral, Professor de Lien Ch´i e Meditação, Graduado em Educação Física, Pós-graduado em Educação Física Escolar. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |