Menu
Somos Todos UM - Home

A polêmica sobre fitoterapia e o novo quadro do Fantástico

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Rosemary Rezende

Assunto Corpo e Mente
Atualizado em 20/09/2010 16:32:29


A aproximadamente quinze dias atrás, vi uma matéria do Fantástico do Dr Dráuzio Varella sobre Fitoterápicos que me deixou pasma. É lamentável o uso da TV para desfavorecer o trabalho de muitas pessoas que são sérias. Não concordo e muito menos defendo o químico Antonia Frazão, que se passa por médico (caindo em exercício ilegal da medicina) e sai receitando a tal pomada de graviola para todo mundo e esse é mais um dos casos sérios que os Conselhos de Medicina espalhados pelo país não conseguem fiscalizar. No entanto, discordo totalmente da postura do Dr Varella quando resolve colocar todo mundo que trabalha com fitoterapia no mesmo saco. Se uma das funções da TV é informar, ela tem que ouvir os dois lados da questão. As referidas reportagens são, no mínimo, tendenciosas.
Resolvi escrever sobre essa questão não para discorrer sobre as propriedades da graviola e se a tal pomada funciona ou não. Pode ser que sim, pode ser só o efeito placebo, que também conta. Enfim, não é o cerne da questão e nem vou me dar ao trabalho de pesquisar mais sobre ela. O que conta, ou pelo menos deveria contar é que tentando prestar um serviço de informação o Fantástico está desinformando o público, pois em qualquer julgamento que se preze existe a acusação, mas também e, na mesma medida, deveria existir a defesa, certo?
Por que então o médico pop que  foi até a Embrapa Amazônia Oriental - PA que é especialista nesse assunto buscar mais informações, não mostrou o que viu lá? Talvez Belém do Pará fosse muito trabalhoso, mas ele poderia ter ido a Viçosa - MG, e encontraria uma Faculdade Federal muito conceituada e um Departamento sério muito bem montado de Fitoterapia e faz pesquisa nessa área, que eu saiba, a mais de 25 anos. Mas tudo bem, já que pelo visto o doutor não quer ter muito trabalho, ele poderia ir até a UFF, em Niterói mesmo e assistido pelo menos o seminário que a faculdade tem sobre Homeopatia e outras medicinas integrativas (incluída aqui a fitoterapia). Por que será que ele não fez essas pesquisas? O pessoal do Globo Repórter que não deve ter ficado muito contente, pois por mais de uma vez, eles veicularam um programa inteirinho sobre o hospital de medicina alternativa em Goiás
A polêmica em torno do quadro apresentado pelo Dr. Dráuzio Varela no Fantástico continua. Muito mais do que discordar do que ele diz profissionais utilizam como argumentos: fatos, estudos, pesquisas e experiências pessoais para mostrar o enfoque equivocado da séria de TV que questiona a eficácia dos medicamentos fitoterápicos. Na tentativa de prestar o tal serviço de informação e mostrar, portanto o outro lado da moeda. Coloco aqui alguns links para suas pesquisas, afinal numa democracia, todos têm direito a opinião. Leiam e tirem suas próprias conclusões. E só para constar, eu não trabalho com fitoterapia, portanto, não tenho interesse direto no assunto.

Hospital de Medicina Alternativa de Goiânia
link

Esclarecimento da Embrapa Amazona Oriental
link

Portal Ecomedicina
link

Manisfesto em favor da fitoterapia
link

Medicamentos Fitoterápicos: eficácia e Segurança
link

Notícias da UFV
link
link

Considerações da UFF sobre a importância da Fitoterapia
link

Associação Brasileira de Fitoterapia
link


“Semeando uma vez o grão, colherás uma vez.

Plantando uma árvore, colherás dez vezes.

Instruindo o povo, colherás cem vezes.”

Kung-Tsea





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rosemary Rezende   
Tecnica Agrícola, Medica Veterinária, Homeopata, Terapeuta Holística. Atualmente trabalhando com Terapia Nexus, massoterapia Indiana, Numerologia Indiana, Florais e Homeopatia
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa