A vida é uma jornada!




Autor Valter Barros Moura
Assunto Corpo e MenteAtualizado em 21/01/2013 11:16:48
Como é bom chegar ao final do dia e poder descansar com o sentimento de dever cumprido. É aquela sensação gostosa quando retornamos de uma viagem, seja de negócios ou de férias e estarmos de volta à nossa casa, ao nosso lar, nosso canto e porto seguro. Melhor ainda quando voltamos daquela viagem interior, na qual perscrutamos nossos problemas e angústias e voltamos melhores, mais assertivos e de bem com a vida. De bem com o mundo. Bom, não é? Isso é emoção! Pois é isso que você vai encontrar aqui. Convidado a participar do Sturm - "Todos Somos Um", abro esse espaço a todos que gostam de refletir sobre si e o comportamento humano, sua jornada nesta dimensão terrena.
Muitos profissionais ministram cursos, treinamentos e palestras e, particularmente, faço uso desses termos tão somente para escamotear o que qualifico como uma jornada. Como assim? Qual a diferença? Explico: um curso, um treinamento, uma palestra podem nos trazer uma série de lições, conceitos ou até pontos de vista relativos a uma determinada matéria ou assunto, visto pelo prisma da lógica, da ciência e só. Jornada é diferente. Trata-se de um caminho, uma trilha, uma viagem ou marcha em busca de algo, que pode vir a ser encontrado ou não. Mesmo àquela que fazemos em apenas uma hora, um dia ou uma semana. E a maior, a mais importante e fascinante jornada é a qual todos nós nos encontramos: a jornada da vida. A vida É!
A matéria-prima do meu trabalho é a emoção, sentimentos e vivências e, digo que meus interlocutores sejam eles pacientes ou alunos, são seres humanos e não vulcanos. Vulcanos da série Star Treck podem ser incríveis por viverem pela razão e lógica, sem interferência da emoção. Porém, conosco não funciona dessa forma. Ao lidar com as emoções em cada sessão analítica, em cada palestra ou encontro das jornadas que promovo, é uma satisfação constatar a evolução daqueles que ousam romper com alguns velhos padrões de comportamento, paradigmas e crenças que já não lhes servem mais. Percebo o desafio de alguns frente às suas angústias pessoais, a coragem de tirar suas máscaras e couraças para, definitivamente, eliminar alguns duplos-vínculos.
Para esses eventos, uma viagem às estrelas de nosso interior e de nossos sonhos, por vezes, nos faz ir de encontro aos nossos "buracos negros". Esse choque confronta nossos falsos egos e aí é que são reveladas nossas fraquezas, dores e, óbvio, nossas emoções. Nesta trilha do autoconhecimento, nossa autoestima é resgatada e nosso equilíbrio restabelecido e elevado. Cada um de nós traz consigo seus espelhos que refletem imagens e identificações de coisas em comum, de uns nos outros, em um processo interdependente, reflexo esse que nada mais é que a luz e sombra que pulsam dentro de nós. Torço e desejo que cada homem, cada mulher, mergulhados em seus mundos interior e exterior dessa jornada maior que é a vida, independentemente dos cursos, palestras, treinamentos e tantas outras atividades que tenham feito, ao final dela, possam todos dizer - Valeu! Ou como diria Spock, em sua saudação vulcana, "Live long and prosper", ou seja, Vida longa e próspera. A Vida É!









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Valter Barros Moura Psicanalista clínico, Master-Practitioner em Neurolingüística, Mestre em Administração Estratégica e Comportamento do Consumidor. Jornalista e professor de pós e graduação nas áreas de Psicologia, Comunicação Social, Direito e Administração. Atua como coach em empresas privadas e públicas, ministrando treinamentos, palestras em gestão de pessoas. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui. |